Se suas panelas são de Teflon ou alumínio e você deseja muito ser mãe, aqui vai um alerta!

Essas panelas apresentam substâncias extremamente tóxicas, que são transferidas para os alimentos e, consequentemente, acabam indo para nossa corrente sanguínea, podendo causar diversos problemas.

O teflon, por exemplo, contém em sua composição três substâncias fluoradas (PFOA, PFOS, PTFE). Estudos mais recentes mostram que esses compostos estão associados à infertilidade masculina e feminina, distúrbios do sistema imunológico, alterações na tireoide e alguns tipos de câncer.

As panelas de alumínio, por outro lado, estão relacionadas a alterações no metabolismo do cálcio, fadiga, distúrbios intestinais, Parkinson e Alzheimer. Outras substâncias, como níquel, chumbo, cobre e cádmio, também podem afetar nossa saúde e fertilidade.

Por isso, evite essas panelas!

Mas e agora? Qual é a melhor opção de panela?

Fique tranquilo(a), vou te ajudar!

Se você puder investir em uma boa panela, a opção mais segura seria aquela de aço cirúrgico. Elas suportam altas temperaturas, não contêm toxinas e têm longa durabilidade.

No entanto, se no momento você não puder fazer esse investimento, também temos outras boas alternativas!

Em termos de custo-benefício, as panelas de aço inoxidável são uma excelente opção. No entanto, elas podem liberar cromo e níquel, que podem causar alergias em algumas pessoas. As panelas de vidro, cerâmica (não pintadas com tintas coloridas por dentro), pedra sabão, ferro e titânio também são opções mais saudáveis e seguras para toda a família.

E veja só, além das panelas, é importante prestar atenção nos utensílios que você utiliza na cozinha. Plásticos, papel alumínio, nylon e resinas também prejudicam nossa saúde. Portanto, opte sempre por utensílios de bambu, vidro ou silicone.

Agora me diga, você já tinha conhecimento de que as panelas que você utiliza afetam a saúde e a fertilidade de toda a família?

Caroline Neuwald

@carolneuwald

Nutricionista Especialista em Fertilidade