Conheci o trabalho da Chef Júlia Almeida em um menu degustação impactante e, desde então, acompanho seu constante crescimento

Mulher negra, mãe e pesquisadora da cozinha brasileira há mais de uma década, Júlia tem passagens como Chef e consultora por estabelecimentos como o restaurante Almeria, The Plant, Patinho Feio, além de eventos como o Hidden e até uma recente participação no reality The Taste Brasil.

A Chef, portanto, ocupa um lugar cada vez mais relevante na gastronomia local. Agora, amplia o escopo do seu trabalho, para deixar sua marca em um dos espaços mais simbólicos do Brasil: o Palário do Itamaraty.

O Terra Nova é um restaurante de cozinha brasileira localizado dentro do icônico Edifício “Bolo de Noiva”, apelido dado ao Anexo 2 do Itamaraty, em Brasília, cuja proposta é clara: levar a verdadeira brasilidade para quem visita e trabalha no Ministério das Relações Exteriores, através de sabores, histórias e emoções que compõem a identidade do nosso país.

O empreendimento nasce da união de sócios com experiência na indústria da hospitalidade no Rio de Janeiro e ganha ainda mais potência com a presença da Chef com carreira bem brasiliense, responsável por assinar o cardápio e conceber toda a casa.

“É muito potente, forte e empoderador perceber até onde minha luta, esforço e estudos me conduzem.
O cardápio do Terra Nova é tecido com referências de nossos biomas e tradições, como o Cerrado, comida de história, influências indígenas, dos escravos nordestinas e de cada canto do país. Cada prato é um encontro de rostos, histórias e memórias, traduzindo as vivências de uma mulher negra que carrega o Brasil – e o mundo – em sua cozinha”, afirmou a Chef.

No Itamaraty, coração da diplomacia brasileira, a cozinha de Júlia Almeida firma-se como um território de afeto, ancestralidade e futuro. Um convite para se sentar à mesa e sentir, em cada garfada, a força e a beleza da nossa história.