Na noite da última terça-feira (11/03), Brasília deu um importante passo rumo à sustentabilidade no setor de turismo com o lançamento do Projeto Brasília Mais Sustentável. Realizado no charmoso Restaurante Miró, localizado no Complexo Brasil 21, o evento contou com a presença de cerca de 100 pessoas, incluindo autoridades, empresários, representantes do setor público, imprensa e especialistas em ESG (Environmental, Social, and Governance).

Valéria Farias (foto) , líder do Projeto e diretora de hotelaria do Sindhobar DF, além de CEO do Grupo Like U Hotel, apresentou a iniciativa com entusiasmo.

Valéria explicou que a ideia do programa surgiu a partir de uma experiência bem-sucedida na rede Like Ü hotel, em parceria com o Instituto Lixo Zero. “Firmamos uma parceria com o Instituto Lixo Zero, por meio da qual foi implantada uma metodologia de gestão de resíduos sólidos. Daí veio a ideia de criar um projeto em parceria com o Sindhobar e disponibilizar isso para outros restaurantes, bares e hotéis”, explicou. Ela destacou que a sustentabilidade é um pilar essencial para a competitividade no setor hoteleiro e de restaurantes. “Estamos todos diante de um mundo que impõe novos desafios ao modo de viver e de lidar com nossos negócios. É preciso que nossos empresários direcionem seus olhares para esse tipo de consumo. Quanto mais empresas comprometidas com as causas sociais e ambientais, mais protegidas estarão as futuras gerações”, afirmou Valéria.

Jael Antonio da Silva, presidente do Sindhobar, ressaltou a ambição de transformar Brasília em um exemplo nacional de sustentabilidade no setor de turismo. “Essa ação começa hoje com o lançamento do programa, e amanhã já iniciaremos, na Faculdade de Tecnologia do Senac, um treinamento para os estabelecimentos que se inscreveram. Inicialmente, serão 12 estabelecimentos. Posteriormente, abriremos novas vagas para implementar, em cada um dos nossos negócios, o que estamos chamando de Selo Lixo Zero”, comentou Jael.

O evento contou com a presença de figuras políticas importantes que apoiam a iniciativa. O deputado Roosevelt Vilela, presidente da Frente Parlamentar do Turismo no Distrito Federal, destacou a relevância do turismo para a economia da capital e a importância de práticas sustentáveis. “Sabemos da importância do turismo para nossa cidade e de como a adoção de práticas sustentáveis colaboram para o desenvolvimento da economia. E Brasília deve ser o norte para as demais regiões do país. A Frente Parlamentar do Turismo está à disposição do setor privado para contribuir para o avanço de iniciativas como essa do Brasília Mais Sustentável”, afirmou.

O deputado Flávio Nogueira, presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática, também destacou a importância de parcerias entre o setor público e privado para a promoção da sustentabilidade. “A Câmara dos Deputados reconhece a importância de iniciativas que priorizem a sustentabilidade. A natureza tem cobrado seu preço. Então, fico muito satisfeito quando vejo iniciativas como essa. O setor público e o privado devem caminhar juntos na promoção da sustentabilidade”, concluiu Flávio.

As atividades do Projeto Brasília Mais Sustentável terão início em 12 de março, com a participação de 12 empreendimentos, incluindo hotéis, bares e restaurantes. A primeira oficina contará com a apresentação de João Bernardo Casali (Sistema B Brasil) sobre a metodologia e práticas que serão promovidas nas empresas. Durante as oficinas, serão focados temas como gestão de resíduos sólidos, qualidade no atendimento, empreendedorismo sustentável e turismo responsável. O encerramento desta primeira fase está previsto para 16 de maio, com a apresentação dos resultados alcançados.

Os estabelecimentos que participam desta primeira fase são: Hotéis da rede Hplus (Cullinan, Athos Bulcão, Saint Moritz, Vision e Fusion), B Hotel, Meliá Brasil 21, Joy Hostel, Baco Pizzaria (Asa Sul), Norton Restaurante (Meliá Brasil 21), Mayer Self Service e Ticiana Werner.

Confira alguns cliques de Cristiano Costa: