Robert Redford — nascido Charles Robert Redford Jr. em 18 de agosto de 1936, em Santa Mónica, Califórnia — deixa um legado multifacetado no cinema internacional, tanto como ator quanto como diretor, produtor e defensor do cinema independente.

Redford despontou nas décadas de 1960 e 1970, estrelando filmes que se tornaram clássicos, como Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), The Sting (1973), Todos os Homens do Presidente (1976), entre outros.

Como diretor, seu filme Gente como a Gente (1980) foi reconhecido profissionalmente — recebendo o Oscar de Melhor Diretor e de Melhor Filme. Ele também dirigiu Nada é Para Sempre (1992) e Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (1994).

Além da atuação e direção, Redford fundou o Instituto Sundance e o Festival de Cinema de Sundance, que se tornaram plataformas fundamentais para cineastas emergentes e para projetos fora do circuito comercial de grandes estúdios.

Ele também era amplamente reconhecido por seu ativismo ambiental — envolvido na preservação de áreas naturais, luta por causas ecológicas e pelo uso consciente dos recursos naturais.

Redford faleceu em sua casa em Sundance, Utah, cercado por entes queridos. Ele deixa sua esposa Sibylle Szaggars e seus filhos.

Até agora, sua causa de morte não foi divulgada pelas autoridades ou assessores.