O Meta Verified, serviço por assinatura da empresa de Mark Zuckerberg, foi oficialmente lançado no Brasil nesta terça-feira (20). Em fase de testes, essa assinatura oferece um selo de verificação no Facebook e no Instagram, além de uma melhor proteção contra fraudes e suporte ao cliente totalmente em português, tudo isso por R$ 55 mensais.

Por enquanto, a assinatura só pode ser feita por meio dos aplicativos do Facebook ou do Instagram. Na versão web, os usuários podem se inscrever na lista de espera. Para se inscrever no Meta Verified, é necessário atender a certos critérios:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Cumprir os requisitos mínimos de atividade, como um histórico de postagens prévias;
  • Enviar uma identificação oficial emitida pelo governo que corresponda ao nome do perfil e à foto da conta do Facebook ou do Instagram.

Por enquanto, perfis comerciais (empresas, entidades e marcas, por exemplo) não terão acesso ao Meta Verified. Portanto, a assinatura é exclusiva para contas “comuns”. No entanto, a Meta está trabalhando em uma versão comercial para esse público, que deverá ser oferecida em breve.

Quais são as vantagens do Meta Verified? O Meta Verified é bastante semelhante ao Twitter Blue, embora ainda não ofereça recursos exclusivos dentro do aplicativo. Os assinantes do Meta Verified receberão o selo de verificação em suas contas do Instagram e do Facebook, o que teoricamente proporcionará mais autenticidade ao perfil. Além disso, eles receberão atendimento ao cliente feito por seres humanos e terão um monitoramento mais rigoroso contra contas falsas.

É importante ressaltar que a assinatura do Meta Verified é válida apenas para um dos aplicativos por vez. Portanto, para obter as vantagens do serviço no Facebook e no Instagram, o usuário deverá contratar o pacote duas vezes. Essa não é exatamente uma novidade, já que em março, quando o preço do serviço foi divulgado, foi mencionado que eram duas assinaturas distintas.

E quanto aos perfis verificados existentes? Ao contrário do Twitter, a Meta manterá o selo de verificação original para contas do Instagram ou do Facebook. No entanto, a empresa pretende criar “uma opção de assinatura para todos”, incluindo criadores de conteúdo, empresas e toda a comunidade.