A Embaixada do Reino Unido no Brasil emitiu um alerta para os viajantes brasileiros sobre o risco de golpes na solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), documento obrigatório para entrada no Reino Unido.

A Embaixada esclarece que os únicos meios legítimos de solicitar a ETA são através do aplicativo oficial do governo britânico, disponível para  Iphone  ou Android, ou pelo site oficial. É importante estar atento a possíveis golpes, pois golpistas podem alegar oferecer o serviço, mas essas solicitações não são reconhecidas pelo governo britânico e são fraudulentas.

Uma maneira de identificar o site oficial do governo do Reino Unido é verificar o domínio, que sempre termina em “.uk” e nunca em “.com”. Além disso, é necessário ficar atento ao valor cobrado pela autorização. Em janeiro de 2025, uma ETA oficial custa 10 libras. Qualquer valor diferente deste é motivo de suspeita. O governo britânico aceita apenas pagamentos por cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay, nunca por PIX.

O que é a ETA?

Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendem viajar ao Reino Unido por períodos de permanência inferiores a seis meses precisam de uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). A medida se aplica a todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos).

A ETA é válida por até 2 anos e permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar uma nova ETA. Mesmo com a ETA aprovada, o viajante ainda precisará passar por um oficial da imigração britânica ao ingressar no Reino Unido.

Para mais informações, consulte o site oficial do governo do Reino Unido.