Com atrações temáticas, aquáticas e termais, marcas brasileiras superam destinos mundialmente conhecidos

Você já imaginou conhecer alguns dos melhores parques de diversões e parques aquáticos do mundo durante as férias em família? O Hurb, uma empresa de tecnologia com mais de 12 anos de experiência no mercado de turismo, mostra que não é necessário viajar para fora do Brasil para desfrutar dessa experiência. De acordo com o ranking Traveler’s Choice 2023, que compilou as 25 atrações mais bem avaliadas por visitantes no último ano, quatro delas estão no Brasil.

A avaliação dos clientes não leva em consideração apenas os brinquedos. Diferenciais como categorias de ingressos especiais, opções de alimentação, mapas do parque e equipe de recreadores também fazem diferença na pontuação final. O primeiro lugar foi conquistado pelo espanhol Siam Park. Confira abaixo os representantes brasileiros na lista, juntamente com suas respectivas posições, bem como as dicas do Hurb para aproveitar o melhor de cada um.

2º lugar no ranking mundial – Beto Carrero World

O parque mais visitado da América Latina pela terceira vez consecutiva no ano passado, recebeu 2,37 milhões de visitantes em 2022, superando os resultados do período pré-pandemia. Inaugurado em 1991, o parque impulsiona o turismo local, atraindo viajantes para a cidade litorânea de Penha, a 115 km da capital Florianópolis e vizinha de Balneário Camboriú.

Entre as atrações do Beto Carrero World, destacam-se cenários como a Ilha dos Piratas, o Velho Oeste e o Mundo Animal, que chamam a atenção dos visitantes. A Ilha dos Piratas inclui o tradicional barco preso a um pêndulo, cavernas com armadilhas e shows da banda dos piratas. Já o cenário do Velho Oeste reproduz o estilo americano do início do século XIX, enquanto o Mundo Animal oferece oportunidades de observar mais de 1000 animais no zoológico, passear de trem e conhecer o trabalho do Projeto Tamar, que tem um espaço no parque.

Para aqueles que planejam visitar o parque, vale a pena investir em facilidades como a compra antecipada de passaportes, que garante menos tempo na fila para adquirir os ingressos, e promoções exclusivas. Com o fast pass, a experiência se torna mais confortável, permitindo evitar as filas das atrações e ter acesso à área VIP em apresentações e shows. Também é recomendado reservar uma vaga no estacionamento para evitar o risco de não encontrar espaço disponível.

3º lugarBeach Park

Com mais de 200 mil metros quadrados, o complexo reúne três resorts, um hotel, um parque aquático e um quiosque à beira da praia, na cidade de Aquiraz, a 27 km da capital cearense. Cerca de oito milhões de litros de água abastecem as cerca de 20 atrações, que se dividem em três categorias. A piscina de ondas e o Acquashow, com seus 78 brinquedos, jatos d’água e tobogãs, fazem parte da categoria Família. Já a categoria Moderada inclui o Atlantis, uma torre de 17 metros de altura para descer em grupo com uma boia. O Arrepius é um exemplo da categoria Radical, reunindo cinco diferentes toboáguas de 25 metros de altura, com descidas que chegam a velocidades de até 60 km/h.

Desde a sua inauguração em 1985, o Beach Park tem sido um sucesso, possibilitando a compra de ingressos individuais para passar um dia no parque, ou passaportes para dois ou mais dias, com valores que podem ultrapassar R$ 700,00. Para aqueles que desejam ter acesso ilimitado durante um ano para até quatro pessoas da mesma família, vale a pena investir no “beach card”, que também oferece descontos no estacionamento do parque, nas diárias dos resorts e em outros serviços disponíveis para os visitantes.

13º lugar no ranking – Parque Terra Mágica Florybal

Localizado no município de Canela, na Serra Gaúcha, o Parque Terra Mágica Florybal segue o tema dos dinossauros, utilizando tecnologia para trazê-los à vida e proporcionar momentos lúdicos e mágicos. Seus cenários evocam histórias que vão desde a mitologia grega até o mundo fantástico habitado por duendes e fadas. Inaugurado em 2011 pelo chocolatier Valdir Cardoso, o parque é o mais novo entre os representantes brasileiros na lista e aparece pela segunda vez este ano.

No cenário com inspiração europeia, existem cerca de 43 atrações. O Cinema 7D conquista tanto adultos quanto crianças, explorando os cinco sentidos para transportar o espectador para o filme, com poltronas que se movem e efeitos climáticos, como chuva e vento. O passeio panorâmico em cabines para duas pessoas, chamado Aerobike, percorre o parque a seis metros de altura sobre trilhos. No Território dos Fósseis, os visitantes aprendem mais sobre a vida dos dinossauros e sua extinção.

Aqueles que visitarem o parque durante o inverno também poderão desfrutar de uma das atrações sazonais, os “Mágicos Contos da Neve”, com encenações que ocorrem tanto no teatro quanto em diversas áreas externas do parque.

18º lugar – Hot Park

O Hot Park aproveita as águas naturalmente quentes, com temperaturas entre 23ºC e 32ºC, do município de Rio Quente, em Goiás, para oferecer diversão, aventura e bem-estar para toda a família. Mais de 6 milhões de litros de água são utilizados na área de 55 km² ocupada pelo parque, que foi inaugurado há 26 anos.

As duas piscinas da Praia do Cerrado, uma das atrações do parque, oferecem nove tipos de ondas. Com areias brancas e finas e ondas de até 1,2 metros, essa área, equivalente a quatro campos de futebol, é indicada para os menos aventureiros.