O Governo de São Paulo colocou a estrutura da Defesa Civil estadual à disposição das autoridades da Venezuela para auxiliar nas ações de resposta ao terremoto que atingiu o país na noite de quarta-feira (24). A tragédia já deixou 164 mortos e 971 feridos, segundo o balanço mais recente divulgado pelas autoridades venezuelanas, enquanto equipes de resgate seguem procurando sobreviventes sob os escombros.

A medida foi determinada pelo governador Tarcísio de Freitas, que autorizou o envio de apoio técnico especializado caso haja um pedido oficial do governo venezuelano. Entre os recursos que poderão ser disponibilizados estão equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, além de especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).

De acordo com o governo paulista, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Rinaldo de Araujo Monteiro, mantém contato com o Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) para avaliar uma eventual mobilização nacional de ajuda humanitária à população venezuelana.

Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com menos de um minuto de intervalo e provocaram destruição em diversas regiões da Venezuela, especialmente na capital, Caracas, e no estado de La Guaira. Prédios desabaram, estradas foram interditadas, o principal aeroporto do país teve as operações suspensas e milhares de pessoas precisaram deixar suas casas por causa dos danos estruturais e das sucessivas réplicas.

Publicidade

Fonte: U.S. Geological Survey

Além de São Paulo, diversos países anunciaram apoio à Venezuela, oferecendo equipes de busca e resgate, profissionais de saúde, equipamentos e ajuda humanitária para reforçar os trabalhos de socorro às vítimas. As autoridades alertam que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas, à medida que as operações de resgate avançam nas áreas mais afetadas.