Imagem ilustrativa da matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após o afastamento de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo por conta de investigações de corrupção envolvendo a Polícia Federal.

Em um comunicado nas redes sociais, Lula destacou que a missão de Leitão será articular a discussão e a aprovação de projetos que atendam aos interesses da população. Entre as propostas em trâmite, destaca-se a proposta de emenda constitucional que visa acabar com a escala 6 por 1, além de outros projetos relacionados à segurança pública.

Jaques Wagner deixou a liderança na quarta-feira (24), depois de ser alvo de um inquérito da PF, que investiga possíveis irregularidades em relação a seus vínculos com o caso do Banco Master. O senador negou as acusações e afirmou estar tranquilo em relação ao processo.

A indicação de Teresa Leitão é vista como estratégica para o governo, especialmente em um momento em que diversos projetos importantes estão na pauta do Senado. A nova liderança poderá influenciar diretamente a tramitação de legislações que poderiam impactar a vida dos cidadãos.

Publicidade

Com essa mudança, o governo busca reforçar sua articulação no Congresso, em um cenário onde a aprovação de propostas relevantes pode ser desafiadora. O papel da nova líder será crucial para manter o diálogo com os demais senadores e intermediar interesses divergentes.