Um momento histórico ocorreu recentemente em Delaware, Estados Unidos, quando uma jovem de 17 anos com síndrome de Down foi coroada Miss Delaware Teen USA. Kayla Kosmalski é a primeira a conquistar tal feito, cativando o público e os jurados com sua graça, charme e determinação inabalável.
Kayla, que está no último ano da Middletown High School, ganhou o prêmio em sua segunda participação no concurso de beleza, realizado no Laird Performing Art Center da Tatnall School. Ela já havia tentado pela primeira vez aos cinco anos de idade.
Agora, 12 anos depois, ela representará o estado de Delaware na categoria Miss adolescente nacional, em agosto. “Eu amo muito o palco, tenho muita confiança”, disse Kosmalski.
Além de sua vitória no concurso, Kayla também é líder de torcida, pratica natação e se dedica ao ativismo pela inclusão das pessoas com deficiência. Seu trabalho desempenhou um papel importante na aprovação de uma lei — que posteriormente recebeu o nome da miss — cuja função é orientar pessoas com deficiência em situações legais e burocráticas.
“Só quero dizer que as pessoas com síndrome de Down podem fazer qualquer coisa em suas vidas. Eles são quem são. Eles são incríveis. Sejam gentis uns com os outros, e a síndrome de Down não me impede!”, disse a miss.