Atenção, contribuintes do Distrito Federal! A quinta parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começa a vencer nesta terça-feira, 17 de setembro. Os proprietários de imóveis que optaram pelo pagamento parcelado devem ficar atentos às datas de vencimento, que variam conforme o dígito final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF).
Calendário de Vencimentos:
- 17/09: Inscrições com finais 1 e 2
- 18/09: Inscrições com finais 3 e 4
- 19/09: Inscrições com finais 5 e 6
- 20/09: Inscrições com finais 7 e 8
- 21/09: Inscrições com finais 9 e 0 (podendo ser pagas até segunda-feira, 23/09, sem multa)
Como acessar sua situação fiscal: Os contribuintes que não receberam o boleto pelos Correios podem emitir a guia de pagamento (DAR IPTU/TLP) através do portal de serviços da Receita do DF ou pelo aplicativo Economia DF. Para consultar a situação fiscal e emitir documentos de arrecadação para quitar débitos vencidos, basta acessar o site da Receita do DF.
Formas de quitação de débitos: Além do pagamento online, os contribuintes que não têm acesso à internet podem agendar atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências da Receita do DF. O agendamento pode ser feito pelo número 156, opção 3, em ligação feita a partir de um telefone fixo.
Importância do IPTU: O IPTU é uma importante fonte de receita para o Distrito Federal, sendo utilizado para financiar obras de infraestrutura, construção de escolas e unidades de saúde, além de garantir o pagamento dos servidores públicos. No último ano, a arrecadação do IPTU foi de R$ 1,16 bilhão, e a expectativa para 2024 é arrecadar R$ 1,76 bilhão.
Atendimento presencial
⇒ Para agendar o atendimento, o contribuinte poderá acessar o Agenda DF. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30
⇒ Telefone 156 – opção 3, segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h
⇒ 0800 644 0156 (ligação de outros estados)
Endereço das agências
⇒ Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D Loja 1
⇒ Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates
⇒ Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
⇒ Planaltina: SHD, Bloco C
SIA: SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb) – EPTG
⇒ Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont.
Programe-se e evite multas! Para mais informações, acesse o portal da Receita do DF ou utilize o aplicativo Economia DF.