A exposição itinerante “Sem Sombra de Dengue” está aberta ao público até o dia 7 de outubro no Park Shopping, em Brasília. Gratuita e acessível para pessoas com deficiência, a mostra utiliza uma abordagem criativa para promover a prevenção e o cuidado com a saúde.
A biofarmacêutica Takeda, responsável pela iniciativa, busca conscientizar a população sobre a importância de cada um no combate à dengue através da arte. “Nos últimos anos, intensificamos nossos esforços para aumentar a conscientização sobre a doença. Um exemplo é o portal Conheça Dengue, que oferece informações e dados sobre a dengue no Brasil”, afirma José Manuel Caamaño, presidente da Takeda Brasil.
Caamaño destaca ainda a introdução de um recurso inédito no país: a vacinação contra a dengue. “Estamos muito orgulhosos de contribuir com a prevenção da dengue por meio da vacinação. O Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar a vacina contra a dengue em um sistema público de saúde”, complementa. O imunizante já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
A exposição “Sem Sombra de Dengue” foi criada para promover a conscientização sobre a importância de prevenir a doença, que pode ser grave e até fatal. “Esta ação é uma forma original de alertar a população sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas necessárias. O Brasil vive há anos sob a sombra desta doença, e é essencial educar a população sobre seu impacto. Neste ano, já foram notificados mais de 6,5 milhões de casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde”, ressalta a Dra. Vivian Lee, diretora médica da Takeda Brasil.