Nesta terça-feira, 18 de julho, teve início o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, em Sertãozinho, no interior de São Paulo. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) com apoio do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (IBRAVAG).
O SINDAG representa empresas de Serviços Aéreos Especializados de Proteção à Lavoura, que têm como objetivo proteger e fomentar o desenvolvimento da agricultura por meio da aplicação de fertilizantes, defensivos, sementes, combate a pragas, entre outras atividades relacionadas à agricultura. Além disso, o sindicato se compromete com a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
O Congresso é considerado o maior evento do setor e reúne, anualmente, empresários, profissionais do setor, fornecedores de aviação e produtos utilizados, acadêmicos e outros stakeholders.
Com uma expectativa de mais de 4 mil visitantes, o evento, que vai até a quinta-feira, 20 de julho, contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, minicursos, demonstrações práticas de aviões agrícolas e drones de pulverização, Congresso Científico e uma feira com mais de 170 marcas do Brasil e do exterior.
O SINDAG possui em seu quadro de associados mais de 90% das empresas de Aviação Agrícola estabelecidas no Brasil. Em 2018, o sindicato criou o IBRAVAG, com o objetivo de aglutinar também fornecedores, operadores privados (fazendas que possuem seu próprio avião agrícola) e outros profissionais do setor.
Ambas as instituições têm como meta dinamizar, profissionalizar e aprimorar a gestão das empresas, além de oferecer conhecimento e fomentar os negócios, tornando o setor cada vez mais forte, organizado, sustentável e capacitado para atender às demandas do agronegócio.
O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2023 ocorre no pavilhão do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial aqui.