Imagem ilustrativa da matéria

A inclusão digital avança no Norte do Brasil, com 6,1 milhões de moradores recebendo internet de alta velocidade por meio de cabos de fibra ótica instalados nos leitos dos rios. Essa iniciativa faz parte do programa “Norte Conectado”, conforme anunciado pelo Ministério das Comunicações.

Atualmente, cinco infovias subfluviais estão em operação, e mais quatro estão previstas para serem implementadas. O objetivo é ampliar o acesso à conectividade para 7,5 milhões de pessoas em mais de 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O investimento totaliza R$ 1,3 bilhão, oriundos do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Em um evento realizado em Brasília, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que essa tecnologia não apenas facilita a conectividade como também resguarda a floresta, evitando o desmatamento. “Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”, enfatizou o ministro.

Edson Holanda, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também comentou sobre a importância da conectividade na promoção do desenvolvimento e da cidadania na região. Para ele, a natureza, antes considerada uma barreira, agora se transforma em um caminho para a integração e crescimento.

Publicidade

As infovias em funcionamento se interligam entre cidades importantes, como a que conecta Macapá (AP) a Santarém (PA), com 769 quilômetros de cabos. Essa infraestrutura promete mudar a realidade dos moradores locais, garantindo melhores oportunidades de acesso à informação e serviços online.

Com essas ações, o governo visa não apenas a inclusão digital, mas também a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento das comunidades remotas no Brasil.