Nesta quarta-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestade no Distrito Federal, vigente até 10h da manhã desta quinta-feira (28). A previsão inclui a possibilidade de ventos intensos e queda de granizo. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.
O Inmet também aconselha medidas de segurança, como não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento devido ao leve risco de queda e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de necessidade, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Esta semana, o Distrito Federal enfrentou altas temperaturas, com um alerta vermelho de onda de calor em vigor desde quarta-feira (20) até terça-feira (26), indicando que as temperaturas poderiam ficar 5ºC acima da média.
No entanto, após dias de calor intenso, as chuvas começaram a ser registradas na segunda-feira (25) pelos brasilienses, continuando ao longo da semana. Vários locais, incluindo Arniqueiras, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Lago Sul, Taguatinga e Águas Claras, registraram a chegada das chuvas acompanhadas por ventos. O Inmet prevê que a chuva persista nos próximos dias, podendo vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, características comuns da primavera, estação que iniciou no último sábado (23).