Em sua 1ª edição, o Cena Expandida- Festival de Teatro & Comunidade de Brasília vai ocupar o Complexo Cultural de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso – St Administrativo Lote 2 – Planaltina) de 16 a 24 de maio com 7 peças, oficinas com grupos de São Paulo e Rio de Janeiro e rodas de conversas para falar sobre o fazer artístico, inserção, acessibilidade, inclusão e democratização da arte. Tudo com entrada gratuita. Confira programação, atividades e classificação indicativa de cada espetáculo/oficina em https://www.festivalcenaexpandida.com.br/. Mais informações no Instagram: @festivalcenaexpandida.

Idealizado pelo diretor, dramaturgo, ator, figurinista e cenógrafo Jonathan Andrade e pelo arte-educador, diretor e produtor Wellington de Oliveira, ambos artistas reconhecidos na cena cultural local/nacional, o festival que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF chega com os motes de celebrar a potência artística e a diversidade de conhecimentos emergentes de localidades, corporeidades e vozes que lutam por espaços de narrativas mais justos e democráticos.

“Queremos promover um encontro não somente para artistas e produtores. Queremos unir todo o público para que, juntos, possamos refletir sobre os desafios do pensar, fazer e dialogar coletivamente”, celebram Jonathan e Wellington.

Por meio de curadoria, o Cena Expandida- Festival de Teatro & Comunidade de Brasília selecionou duas peças nacionais e 5 locais. Cada espetáculo visa convidar a plateia para um mergulho em narrativas que ressoam questões sociais, políticas e existenciais. O intuito é a promoção do debate acerca de temáticas relevantes da atualidade, aproximar artistas e comunidades, bem como refletir sobre propostas teatrais que expandem a cena a outros formatos artísticos, estéticos, críticos e conceituais.

“Seja no chão de uma escola, apresentando um espetáculo pensado para as crianças, ou no palco Complexo Cultural de Planaltina, espaço conquistado com muita luta pela comunidade, este Festival é um espaço de encontro, descoberta e celebração das nossas diversidades culturais, humanas e criativas”, comemoram os idealizadores.

Programação –  No Cena Expandida- Festival de Teatro & Comunidade de Brasília o público terá contato com um repertório de espetáculos com estéticas distintas que valorizam diferentes lugares de fala e a representatividade para falar das realidades sociais. Ledores do Breu (Cia do Tijolo – SP), Pai Nosso (Coletivo ARAR- Afeto, Resistência e Arte – DF), Atos de Fé – O Que Te Move? (Transições Cia de Dança e Arte – DF), Afeto (Grupo Embaraça – DF), Ovelha Dolly (Michele Santini e Fernando Carvalho – DF), Bendita Dica (Cia Burlesca- DF) e Arqueologias do Futuro (Museu dos Meninos – RJ).  

Haverá, ainda, diversas atividades formativas, como oficinas e rodas de conversa.  No dia 16 de maio, das 14 às 16h, a oficina Teatro de Grupo – Uma Aventura Democrática, com a Cia do Tijolo, grupo paulista reconhecido nacionalmente, abrirá a programação do festival. No dia 19 de maio, de 9h às 18h, a Residência em Atuação e Dramaturgia de Teatro Fórum, será ministrada por Wellington de Oliveira e Jonathan Andrade. No dia 22 de maio, o curso de Teatro e Performance Negra será ministrado pelo Grupo Embaraça (DF), das 15h às 17h. Já a oficina nomeada Remixagens Biográficas – Autorrepresentação e Depoimento , com o grupo Museu dos Meninos, vindo diretamente do Rio de Janeiro, acontecerá no dia 23 de maio, de 14 às 16h.HOMENAGEADOS –   Para além das atividades, o Cena Expandida chega para celebrar a história, a potência, a poesia, a alma e as inúmeras contribuições de duas entidades da arte, que fizeram e fazem história em Brasília, Planaltina, em todo o DF:  Isabel Cavalcante e Preto Rezende. Ambos serão homenageados no Festival.

Rodas de conversas – Como parte da programação imersiva, haverá ainda rodas de conversas onde o público poderá ter contato com diversos grupos locais e do Brasil. As companhias/artistas convidados irão abordar temáticas diversas que vão desde diálogos sobre afeto, resistência e arte; perspectivas do teatro de grupo no DF, dentre outros. Algumas das atividades serão realizadas no Mini Teatro Lieta de Ló (Planaltina). Confira:

FICHA TÉCNICA

Direção geral e produção executiva: Wellington de Oliveira

Direção de Produção: Jonathan Andrade

Curadoria e programação: Isabel Cavalcante, Jonathan Andrade, Júlia Fagundes, Martha Moraes, Preto Rezende e Wellington de Oliveira

Assessoria de Imprensa: Clara Camarano

Gestão de redes e mídias sociais: Objective Social Media; Davi Araújo, Gabriela Lourenço e Mariana Guedes

Filmagem e produção de vídeo: Marley Medeiros

Edição de vídeos: André Rodrigues

Registro fotográfico: Gabriela Lourenço e Mariana Guedes

Designer: Cleyton Santos

Coordenação técnica: Luigi Carvalho

Coordenação administrativa: Naná Maris Produções

Audiodescritora: Veryanne Couto

Intérprete de LIBRAS: Luciana Aguiar

Assistência de produção: Ana Beatriz Alves Figueiredo, Ana Luisa de Pierro, Arthur Amaral, Ana Sotéra, Beatriz Brito, Caline Fernandes, Daniel Santos, Dudah Marra, Emily Brandão, , Iasmin Oliveira, Letícia Colli, Nyna Cardoso, Sara Cristina, Saturno Silva, Thyago Januário.

Serviço: 1ª edição do Cena Expandida- Festival de Teatro & Comunidade de Brasília ocupa a cidade com espetáculos locais/nacionais, oficinas e roda de saberes

Data: 16 a 24 de maio de 2024

Local: Complexo Cultural de Planaltina (Avenida Uberdan Cardoso – St Administrativo Lote 2 – Planaltina)

Entrada gratuita

Confira programação, horários, atividades e classificação indicativa de cada espetáculo/oficina em https://www.festivalcenaexpandida.com.br/

Mais informações no Instagram: @festivalcenaexpandida.