Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, Brasília será o centro do esporte universitário nacional ao receber a etapa Seletiva dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento reunirá cerca de 1.500 participantes, representando 225 instituições de ensino superior de todos os 26 estados do país.

A cerimônia de abertura acontece no dia 28 de maio, às 18h30, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As competições ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de maio, em nove modalidades: Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Badminton, Badminton Paradesportivo, Judô, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paradesportivo e Vôlei de Praia.

“Os Jogos Universitários Brasileiros são uma celebração do esporte e dos valores que ele representa. Sediar essa etapa reforça o papel de Brasília como referência na realização de grandes eventos e também promove integração, respeito e superação entre os estudantes”, destaca a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Arenas esportivas de destaque

As disputas estarão distribuídas por três importantes centros esportivos da capital:

  • Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) – provas de atletismo
  • CICB – judô e tênis de mesa
  • AABB – badminton, vôlei de praia e tênis

Segundo o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o evento fortalece não só o esporte, mas também a economia e o turismo local.

“Receber o JUBs Seletivas é acolher jovens de todo o país, promover nossa cultura e movimentar diversos setores. Brasília se consolida, assim, como um polo de grandes eventos esportivos e culturais”, afirma.

Esporte com equidade e inclusão

Participam da seletiva 1.048 atletas de alto rendimento, sendo 596 homens e 452 mulheres — um reflexo do avanço das políticas de equidade de gênero implementadas pela CBDU. A competição também representa um espaço de visibilidade para talentos que podem brilhar internacionalmente.

“Essa seletiva não é apenas uma etapa rumo ao Mundial, é um símbolo de transformação social e crescimento do esporte universitário. A presença cada vez maior de mulheres nas disputas é reflexo do nosso compromisso com a inclusão”, afirma o presidente da CBDU, Alim Maluf Neto.

Compromisso social e ambiental

O evento reforça sua atuação social com a campanha “Dignidade Menstrual Feminina”, que arrecadará absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. As multas esportivas aplicadas durante o torneio serão destinadas ao projeto Absorva o Bem, da Secretaria de Atendimento à Comunidade do DF.

Também serão promovidas clínicas esportivas nos centros olímpicos da cidade, com a presença da campeã olímpica Maurren Maggi, proporcionando a crianças de comunidades carentes a chance de viver de perto a experiência de um grande evento esportivo.

No pilar da sustentabilidade, a CBDU destinará todas as lonas e banners utilizados à Federação Habitacional do Sol Nascente (FEHSOLNA), que transforma os materiais em bolsas e ecobags, gerando renda para a comunidade local.