Brasília, 7 de junho – Hoje foi realizado um tour pelo BSB Plano das Artes, um festival que celebra a diversidade e a forte presença da cena artística na capital federal. O evento, que ocorre de 7 a 18 de junho, oferece ao público a oportunidade de visitar e conhecer os ateliês de artistas, galerias e espaços de arte autônomos que participam da 4ª edição do festival.

O lema do evento, “Festival Arte por toda parte”, destaca a diversidade e a forte presença da cena artística na capital federal e articula diálogos sobre espaços de arte no país. É uma grande oportunidade para as pessoas que se interessam por conhecer a cena das artes visuais do Distrito Federal a explorarem diferentes expressões criativas e conhecerem os talentos locais.

Dos 56 espaços que participam desta edição, 30 participam das rotas de visitação com vans oferecidas pelo Plano das Artes, 26 fazem parte das rotas de visitação espontâneas, em que o público segue para esses espaços por meios próprios, seja carro, carros por aplicativo, táxis, ônibus, bicicleta ou a pé. Além disso, acontecerão 6 rotas online, com programas gravados e ao vivo. Essas rotas contemplam os ateliês de canto e entrevistas com espaços autônomos do Distrito Federal, Goiás, Ceará, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul.

O BSB Plano das Artes é um evento que busca aproximar o público da cena das artes visuais do Distrito Federal por meio de visitas a ateliês de artistas, galerias e espaços autônomos de arte. As pessoas interessadas em participar das rotas programadas devem se inscrever pelo Sympla. Mais informações pelo site www.bsbplanodasarte.com.br. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação das vans a 14 pessoas por veículo, com saídas do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.

Todos os espaços participantes estão listados no mapa do Plano das Artes que será distribuído gratuitamente ao público, nas vans, nos espaços participantes, nos parceiros comerciais do projeto e pode ser acessado no site do projeto. O projeto proporcionou a formação de 20 atendentes culturais (incluindo vagas para LGBTQIA+ negros e indígenas), categoria profissional lançada pelo projeto visando relacionamento e gestão de atividades de espaços, que irão atuar em treinamento durante as rotas em alguns espaços.

Em março deste ano, o BSB Plano das Artes lançou duas convocatórias públicas. Os 56 espaços que participam desta edição estão distribuídos pelas regiões administrativas do Plano Piloto, Lago Sul, Jardim Botânico, Sobradinho, Guará, Varjão, Ceilândia, Planaltina, Brazlândia, Park Way e Taguatinga.

Cinara Barbosa, curadora, pesquisadora e idealizadora do BSB Plano das Artes, destaca a significativa participação dos espaços nas convocatórias realizadas em março. Essa participação evidencia a consolidação do ecossistema da arte no Distrito Federal ao longo dos últimos anos. Novas galerias, ateliês de artistas e centros culturais autônomos de artes visuais têm surgido, ampliando o alcance do projeto ao longo de seus seis anos de existência.

Durante a pesquisa de campo para a preparação desta 4ª edição, observou-se uma transformação na ocupação da cidade por setores de economia criativa. O projeto aborda questões como acessibilidade do público e mobilidade, promovendo um circuito gratuito pelos espaços na cidade. “O Setor Comercial Sul (SCS), localizado no coração de Brasília, abriga uma cena cultural vibrante. Nesse espaço, encontramos galerias, escritórios de arte e de arquitetura, ateliês, residências artísticas, estúdios de design e tatuagem. “A apresentação desses locais mapeados também nos leva a refletir sobre questões como visibilidade, profissionalização e sustentabilidade dos empreendimentos criativos, considerando os desafios relacionados à manutenção desses espaços”, afirma a idealizadora do projeto.

O ponto alto do tour que a equipe do Imprensa Brasília participou, conhecido como Rota Laranja, ocorreu durante a última visita à ‘Referência Galeria’. Neste local, um evento especial capturou a atenção de todos – um sorteio de um livro de desenhos do renomado artista Athos Bulcão. A surpresa e alegria tomaram conta quando a sorteada foi a nossa editora-chefe, Rochelly Costa.

Este momento de celebração não apenas destacou a conexão profunda e pessoal que Rochelly tem com a vibrante cena artística de Brasília, mas também reforçou o compromisso de toda a nossa equipe com a arte e a cultura da nossa cidade.

Confira a rota que fizemos nesta manhã.


Para mais informações sobre como participar e explorar a cena artística de Brasília, visite o site do BSB Plano das Artes.

Rotas Online com transmissão pelo canal do Youtube @PlanodasArtes

·         09/06 – 9hAteliês de Canto

·         Convidados: Vídeos:  Gê Orthof, Lemuel Gandara, Josiane Dias e Maria Porto.

·         10/06 – 19hDiálogos Artísticos: Espaços Autônomos em Destaque – Parte I

·         Convidados: Ateliê Camila Soato, A Pilastra e Vilarejo 21.

·         11/06 – 19hDiálogos Artísticos: Espaços Autônomos em Destaque – Parte II

·         Convidados: Ateliê Eco Arte, Espaço Cultural Venâncio – Tela Ambulante, Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo e Galeria Rosifloras.

·         12/06 – 19hO Ateliê – Conversas do Lugar como Escutas do Mundo

·         Convidados: Gê Orthof, Lemuel Gandara, Josiane Dias e Maria Porto.

·         13/06 – 19hConexão Pantanal / Cerrado – Novas Trilhas

·         Convidados: Arte Plena (Goiânia), Galeria Arto (Cuiabá) e Ateliê Labirinto.

·         17/06 – 19h: Ecos do Cerrado – Estratégias de Gestão do Nosso Chão

·         Convidados: Ateliê Kena (Naine Terena e Gustavo Caboco Wapichana / Brasília), Sertão Negro (com Dalton Paula e Ceiça Ferreira/ Goiânia), Barranco Ateliê (Tales Lopes e Valdson Ramos com participação de Paulo Henrique Silva sobre panorama cultural de Anápolis).

·         18/06 – 19h – Conexões Brasil – Arte por Toda Parte

·         Convidados: Fotoativa/ Kamara Kó – Miguel Chikaoka, Makiko Akao e Irene Almeida (Belém), Ateliês do Pocinho – Sérgio Gurgel e Diego de Santos (Fortaleza), JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia – Francisca Caporali (Belo Horizonte), Remanso – Guilherme Mautone, Guilherme Leon Berno de Jesus.

Serviço:

4ª edição do BSB Plano das Artes

Festival Arte por toda parte

Rotas de visitação a galerias, ateliês e espaços autônomos de arte do Distrito Federal

Rotas online com transmissão pelo canal do Youtube do projeto

Quando | de 7 a 18 de junho

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Instagram | @planodasartes

Site | https://bsbplanodasartes.com.br

Youtube | @PlanodasArtes

Patrocínio | Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)

Inscrições pelo Sympla | https://x.gd/Oxm1N
Parceiros comerciais De alimentação | Greens restaurante natural, Marilda Café, Mimo bar, Orto Pizzaria  e Sebinho Café