Sempre atual, a maior linha de vinhos varietais no mercado nacional ergue mais um brinde para celebrar seu cinquentenário em terras brasileiras. A Almadén, que chegou ao Brasil em 1973 e passou a fazer parte da Miolo Wine Group em 2009, expande ainda mais o portfólio com a estreia de uma edição especial que reúne três rótulos comemorativos: o Almadén Marselan, o Almadén Tempranillo e o Almadén Gewürztraminer. O trio integra as novidades do aniversário, trazendo uma identidade ainda mais moderna com a atualização dos rótulos icônicos que ganham traços desenhados a mão, além de evidenciar a emblemática imagem de Mercúrio, Deus da mitologia romana, que acompanha a marca desde sempre.

Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, a Almadén é um universo de possibilidades. “Estamos sempre aprendendo com o terroir da Campanha Central, com a diversidade de castas cultivadas, com o que a natureza nos entrega. Poder avançar no tempo, evoluindo com a marca é uma bênção e celebrar os 50 anos da Almadén no Brasil com esta coleção comemorativa é brindar esta história que faz parte do desenvolvimento da vitivinicultura brasileira”, destaca. O enólogo comenta, ainda, que a Almadén entrega não apenas qualidade, mas também diversidade e excelente custo-benefício, sendo uma ótima opção para quem deseja conhecer mais o vinho brasileiro e toda sua potencialidade.

Ao apresentar este trio da Safra 2024, todos com o Selo de Indicação de Procedência Campanha Gaúcha, nas comemorações dos 50 anos da marca no Brasil, a empresa também está evidenciando o potencial do terroir para estas variedades. Rompendo com o convencional, a embalagem da edição comemorativa traz uma estética diferente que busca ganhar notoriedade, chamando a atenção do consumidor no ponto de venda. É uma modernização que não abandona ícones históricos, além de destacar o nome da uva de forma clara e direta.

Pioneirismo

Precursora na tecnologia de aço inox, no controle de temperatura na fermentação, na introdução da prensagem pneumática contínua e na implantação da colheita mecânica, a Almadén tem uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros. A vinícola tem mapeado todos os seus vinhedos cultivados em espaldeira, em 450 hectares de um total de 1.200 hectares da propriedade. A empresa preserva, ainda, a história de 150 hectares com vinhas de mais de 45 anos (vinhas velhas).

É desta propriedade que nasce toda diversidade e tipicidade da Campanha Central. Hoje, carregando o nome da marca, são 11 vinhos varietais secos, sendo sete tintos – Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Shiraz, Tannat e Tempranillo – e quatro brancos – Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling e Sauvignon Blanc – e três suaves – o branco Ugni Blanc, o tinto Cabernet e o rosé Cabernet. Simultaneamente, a empresa segue fazendo novas pesquisas no terroir, somando mais de 25 variedades de uvas.

OS VINHOS DA EDIÇÃO COMEMORATIVA AOS 50 ANOS DA ALMADÉN NO BRASIL

Almadén Tempranillo Safra 2024

Apresenta coloração vermelho rubi com leves traços violáceos. Seu aroma franco, traz complexas notas de especiarias e frutas vermelhas. É um vinho de boa estrutura com taninos persistentes, polidos e agradáveis. Ideal ser apreciado com 16°C. A tanicidade do vinho não é compatível com o amargor das carnes bem passadas, assim como seu teor alcoólico. Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas. Por contraposição, a melhor harmonização seria com comidas untuosas e suculentas. Sendo assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

Almadén Marselan Safra 2024

Este vinho tem coloração intensa vermelho rubi com traços violáceos. Com aroma intenso, traz complexas notas de especiarias, frutas em compota e frutas negras. É um vinho com boa estrutura, taninos presentes, persistentes e integrados. Ideal ser apreciado com 16°C. A melhor harmonização é com comidas untuosas e suculentas. Assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

Almadén Gewürztraminer Safra 2024

Límpido, de cor amarelo palha claro, é um vinho que traz aromas intensos de frutas tropicais e cítricas, como lichia e abacaxi, e traços florais, lembrando pétalas de rosa. Jovem e harmônico, tem média acidez que ressalta fineza. Ideal ser apreciado com temperatura entre 8°C e 10°C. Ideal como aperitivo, mas também pode acompanhar saladas, peixes, aves, pizzas, massas de molhos leves e queijos frescos de massa mole do tipo ricota, cottage, mozzarella de búfala e Minas.

LINHA DO TEMPO ALMADÉN NO BRASIL

Década de 1970 – Início dos trabalhos na região de Santana do Livramento, quando se apostou no grandioso projeto de produção de vinhos finos no Brasil.

1973 – Fundação da Vinícola Almadén no Brasil.

1980 – Construção da adega.

1982 – Primeira safra.

1984 – Lançamento da marca.

1986 – Marca assume a liderança no mercado.

1993 – Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.

2005 – Comemoração dos 30 anos da marca.

2009 – Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos

2011 – Introdução da colheita mecânica, pioneira no país

2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha

2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com a implantação do primeiro Free Shop de vinhos do Brasil em uma vinícola

2023 – 50 anos da Almadén no Brasil – Lançamento do Roteiro Expedição Lendária

2024 – Inauguração do Trem do Pampa com visitação na Vinícola Almadén