Celebrado em 28 de maio, é impossível não refletir sobre a jornada desse ícone da culinária mundial — o Hambúrguer – desde sua origem mais popular, como símbolo da cultura americana de fast food, até seu recente status de estrela gastronômica global.

Em Brasília, o hambúrguer encontrou terreno fértil para florescer em versões artesanais, criativas e irresistíveis, mas isso certamente é um reflexo desse fenômeno mundial: até restaurantes de fine dining incluíram alguma opção de hambúrguer nos seus cardápios.

Apesar da popularidade estar relacionada aos Estados Unidos, suas raízes remontam a mais de 2 milhões de anos, quando nossos ancestrais já consumiam carne moída. Mesmo a versão moderna do lanche tem ligações com o Império Mongol, que no século XIII moía carnes duras e as moldava com leite ou ovo.

Mais tarde, na Alemanha, em Hamburgo, a carne moída foi cozida e servida entre pães, dando origem ao que conhecemos como hambúrguer. Nos Estados Unidos, a popularização se deu com a White Castle, fundada em 1921, que introduziu o hambúrguer cozido a vapor coberto de cebola .

Na capital federal, o hambúrguer se transformou em uma verdadeira experiência gastronômica. Estabelecimentos como o Madre Teresa Deli exploraram a maestria gastronômica até então “escondida” no sanduíche. Qualidade e selagem do pão, seleção e procedência das carnes e curadoria do blend final, molhos e temperos, enfim, cada peça que resulta no icônico hambúrguer merece apreço.

As hamburguerias são inúmeras e casas que não são da área estão com pelo menos uma opção de hambúrguer no cardápio esta semana, para celebrar.

Aplausos para as criações do Modesto Pretensiosamente, que fica no Lago Norte e usou sua massa de pizza impecável para fazer o pão e só ouvi elogios até agora. Tem que aproveitar, porque a casa só vai ter os hambúrgueres até dia 1/06.

Outras hamburguerias notáveis incluem o Sandô, que combina ingredientes e técnicas inspirados na culinária japonesa; o Mustafa Burguer, conhecido no Guará por seus sabores autênticos e ótimos acompanhamentos, como fritas e os milkshakes; e o Rusticano, que oferece opções gourmet com toques rústicos e ingredientes selecionados e preço muito justo.

Esses locais refletem a diversidade e a criatividade da cena hamburguística de Brasília, que vai de Ricco Burger e T.T Burger, até Chincho Gordo, Rebu, Apache, enfim, muitas e muitas referências.

Em Brasília, a paixão pelo hambúrguer se traduz em filas nas portas das hamburguerias, menus inovadores e uma comunidade que aprecia cada mordida. Seja em um pão brioche com carne suculenta ou em uma versão vegetariana criativa, o hambúrguer continua a conquistar corações e paladares.