A Torre de TV de Brasília é um marco visual da cidade e a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura. Projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, a Torre foi inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e TV. Lúcio Costa, nascido na França, foi um pioneiro da arquitetura modernista no Brasil e ficou reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.

A construção da Torre de TV de Brasília teve uma particularidade: a base foi concluída muito antes do restante da estrutura, aguardando por quatro anos até a chegada das 360 toneladas de aço que a compõem. No interior, um painel de azulejos de Athos Bulcão transforma a visitação numa experiência completa de Brasília e sua identidade.

A Torre de TV de Brasília foi inspirada na famosa Torre Eiffel, um símbolo de Paris e da França, com uma história fascinante desde o final do século XIX. A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo.

A feira realizada aos pés da Torre de TV de Brasília, conhecida como Feira Hippie, iniciada nos anos 1970, se estabeleceu como um ponto permanente de comércio e cultura na região. A Feira Hippie recebe um público de cerca de 60 mil pessoas por domingo.

Para os visitantes interessados em explorar a Torre de TV, as opções são variadas:

  • Mirante: Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h45 – entrada gratuita. O mirante da Torre, a 75 metros do chão, é um passeio imperdível para quem visita Brasília e quer verdadeiramente entender a disposição urbana da cidade.
  • Feira de Artesanato: Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h – entrada gratuita. A feira é dividida em 16 setores, incluindo áreas de alimentação, e tem cerca de 1,8 mil expositores.
  • Fonte Luminosa: Horário de funcionamento varia, aberto de terça a sexta, das 9h às 14h30 e das 17h às 22h30; sábados e feriados, das 9h às 22h; domingos, das 9h às 20h – entrada gratuita. A Fonte Luminosa da Torre de TV foi inaugurada em 2010 em comemoração aos aniversário de 50 anos da fundação de Brasília. Com uma construção orçada em 9 milhões, a fonte tem 80 metros de diâmetro e um jato d’água que pode chegar a 50 metros de altura.