Após a experiência encantadora no Inhotim, nossa próxima parada é o Mineirão, um dos maiores estádios do Brasil, localizado em Belo Horizonte.  A distância entre Brumadinho e Belo Horizonte é de aproximadamente 55.4 km de carro, levando em torno de 1 hora e 9 minutos para percorrer, dependendo das condições do tráfego. Já a distância entre Brasília e Belo Horizonte é de cerca de 735 km de carro, o que leva aproximadamente 8 horas e 32 minutos para percorrer, também dependendo das condições do tráfego.

Chegando ao estádio fomos recepcionados pela Maysa e posteriormente acompanhados pelo Emanuel e por Thyn Allisson, coordenador e anfitrião do Mineirão.

O Mineirão, oficialmente conhecido como Estádio Governador Magalhães Pinto, é mais do que apenas um estádio. É um espaço cultural que conta a história do futebol mineiro e brasileiro. Inaugurado em 1965, o estádio tem sido palco de inúmeros momentos históricos do futebol.

Dentro do Mineirão, encontramos o Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que foi aberto ao público em 2013. O MBF expõe, pesquisa e preserva artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, proporcionando aos visitantes uma imersão ao universo do futebol.

O acervo do museu tem o núcleo original no antigo Memorial do Mineirão, que representa grandes ícones do futebol que jogaram no estádio. Além disso, o museu possui um programa educativo que explora as múltiplas facetas da exposição e do estádio de forma lúdica, levando o visitante a compreender o futebol em seu contexto social, cultural e político.

O Mineirão é um marco na história do futebol brasileiro. Foi palco de jogos da Copa do Mundo de 2014, de cinco finais da Libertadores da América e diversas da Copa do Brasil. Também foi o local onde o Atlético-MG e o Cruzeiro, os dois maiores clubes de Minas Gerais, conquistaram seus principais títulos.

A visita ao Mineirão é uma viagem pela história do futebol. É um lugar onde cada canto tem uma história para contar, cada jogo uma memória para compartilhar. E com a ajuda de Maysa, Emanuel e Thyn Allisson, pudemos vivenciar essas histórias de perto.

O estádio e o Museu Brasileiro do Futebol estão abertos ao público e qualquer pessoa pode visitá-los.

Os ingressos para o tour pelo estádio e o museu custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). Guias de turismo credenciados não pagam entrada. O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões de crédito e débito, exceto as bandeiras ELO, Diners e American Express.

O horário de funcionamento do Museu Brasileiro do Futebol é de terça a sexta das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 9h às 14h. Já a visita ao Mineirão acontece de terça das 9h às 20h, de quarta a sexta das 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

Para mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone: (31) 2626-1285 ou (31) 3499-4300.

Lembrando que por questões de força maior, como dias de jogos e eventos, o estádio e o museu podem não abrir em datas específicas. Portanto, é recomendável consultar com antecedência as datas disponíveis.

A próxima parada em nossa jornada será… continue acessando o Imprensa Brasília e nos seguindo no instagram para descobrir!