Em uma iniciativa única e inspiradora, a Paróquia São José Operário, localizada na Asa Norte, decidiu distribuir mil “canetas abençoadas” para os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como Enem dos Concursos.
A entrega desses itens especiais ocorrerá após as missas das 10h e das 19h no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador e também do santo. A ideia é que essas canetas, abençoadas pelo pároco Ricardo Ferreira, representem uma “graça divina” para os candidatos.
A igreja esclareceu que as canetas não são amuletos ou superstições, mas sim bênçãos conferidas pelo padre, por meio da oração, da imposição das mãos e da aspersão da água benta. Além disso, os fiéis poderão levar carteira de trabalho, currículos e outros objetos para serem “abençoados”.
O padre Ricardo Ferreira expressou que a prova é muito esperada pelos estudantes e por quem busca uma nova oportunidade de trabalho. Por isso, ele concederá a bênção especial para que os candidatos possam sair confiantes, tranquilos e, além disso, com uma lembrança de nossa paróquia: uma caneta abençoada, que poderá ser usada no dia da prova.
Além da distribuição das canetas, a igreja também promoverá um fim de semana com quermesse gratuita, de sexta-feira (3/5) a domingo (5/5), sempre a partir das 10h. O público poderá assistir a apresentações musicais ao vivo e participar de brincadeiras, como pescaria.
Essa iniciativa da Paróquia São José Operário é um belo exemplo de como a fé e a comunidade podem se unir para apoiar aqueles que estão em busca de novas oportunidades e desafios. Boa sorte a todos os candidatos!
Inscritos na prova
O Distrito Federal é a unidade Federação com maior número de inscritos no concurso: 20.442, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Os locais de prova estão disponíveis aos candidatos, assim como o cartão de Confirmação de Inscrição, na Área do Candidato, mesma página onde o público se registrou. Para acessar, é necessário fazer login com dados da conta Gov.br.
O cartão incluiu, entre outras informações, número de inscrição, data, hora, local de prova e detalhes sobre direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório levar o item no dia da prova, no domingo (5/5), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda isso aos candidatos.
São José Operário
Na religião católica, o pai adotivo de Jesus Cristo é considerado santo e reconhecido como São José Operário, devido às atividades que desenvolvia como carpinteiro.
Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a festa do santo em 1º de maio, já conhecido como Dia do Trabalhador, à época.
Serviço
Missa do Trabalhador
Data: quarta-feira (1º/5)
Horário: às 10h e às 19h
Local: Paróquia São José do Operário (604 Norte, Módulo D, Asa Norte)
Quermesse
Data: de sexta-feira (3/5) a domingo (5/5)
Horário: a partir das 19h
Local: Paróquia São José do Operário (604 Norte, Módulo D, Asa Norte)
Entrada gratuita. Classificação livre