Nos últimos cinco anos, o Distrito Federal viu um aumento significativo de 204% nos atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), o número de sessões com psicólogos saltou de 8.297 em 2018 para 25.222 em 2022.
Este aumento expressivo nos atendimentos é atribuído a uma maior conscientização sobre a importância da saúde mental, especialmente após a pandemia. Izabella Rodrigues, professora de psicologia do Centro Universitário de Brasília (Ceub), ressalta que não há uma única explicação para o aumento dos atendimentos psicológicos no DF.
A professora Rodrigues também aponta para eventos recentes que podem ter causado estresse psicológico na população. “Entre 2018 e 2023, passamos por uma série de eventos estressantes. Tivemos eleições, por exemplo, que trouxeram muito estresse psicológico para todo o país e as pessoas passaram a experimentar mais sintomas de ansiedade, estresse, sintomas depressivos, o que também culminou em uma busca maior por serviços de saúde mental”, disse ela.
Os dados da SES-DF mostram que o mês com mais atendimentos foi outubro de 2023, com mais de 2,5 mil procedimentos desse tipo. Até a segunda semana de abril de 2024, a pasta já havia contabilizado 7,5 mil atendimentos.
Os números refletem todos os níveis de atenção à saúde, desde a primária até a hospitalar. O evento é gratuito e aberto a todos: profissionais de tecnologia, professores, alunos, curiosos, comunidade, interessados e entusiastas do Software Livre.
Informações do Evento:
- Data: Sábado, 27 de abril de 2024
- Horário: 08h às 18h
- Local: Unidade Estácio Brasília, Csg 9 Q Cs Cs 9, 151 – Taguatinga/DF11