Nesta quarta-feira (4/9), a umidade do ar no Distrito Federal voltou a atingir 9%, segundo registro da estação de Ponte Alta, no Gama. Este é o segundo dia na semana em que a umidade chega a esse nível alarmante, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta vermelho para a região, indicando altos riscos de incêndios e possíveis danos à saúde.
Na segunda-feira (2/9), o DF já havia registrado 9% de umidade, e na terça-feira (3/9), a capital enfrentou o dia mais seco da história, com apenas 7% de umidade. A temperatura máxima desta quarta-feira foi de 34,1°C em Águas Emendadas, e a previsão para quinta-feira (5/9) é de umidade em torno de 15% e temperaturas entre 15°C e 31°C.
Riscos e recomendações
A baixa umidade do ar pode causar problemas respiratórios, dores de cabeça e aumentar o risco de incêndios florestais. Para se proteger, é recomendado:
- Beber bastante líquido;
- Usar hidratante na pele e umidificar o ambiente;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Reduzir o consumo de bebidas diuréticas como café e álcool;
- Evitar atividades físicas intensas em dias de tempo seco.
Incêndios e áreas afetadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 71 incêndios florestais na segunda-feira, consumindo mais de 3 milhões de metros quadrados de áreas verdes, incluindo regiões como Park Way, Samambaia e Gama. Além disso, um incêndio já atingiu 20% da Floresta Nacional de Brasília.
Para mais informações ou em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.