O Distrito Federal atingiu um marco preocupante na luta contra a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, até a última quinta-feira (2/5), foram registradas 308 mortes por dengue em 2024. Além disso, outros 51 óbitos estão sob investigação.
Os dados, que constam no painel de acompanhamento do ministério, foram atualizados na quarta-feira anterior. Na segunda-feira (29/4), o portal contabilizava 290 óbitos pela doença e 64 em investigação.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Com maior incidência no verão, tem como principais sintomas: dores no corpo e febre alta. Considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, a doença pode levar o paciente à morte.
A infecção dos humanos acontece apenas com a picada do mosquito fêmea. O Aedes aegypti transmite o vírus pela saliva ao se alimentar do sangue, necessário para que os ovos sejam produzidos.
No geral, a dengue apresenta quatro sorotipos. Isso significa que uma única pessoa pode ser infectada por cada um desses micro-organismos e gerar imunidade permanente para cada um deles – ou seja, é possível ser infectado até quatro vezes.