No primeiro semestre de 2024, a Arquidiocese de Brasília está incentivando um debate sobre a situação da saúde no Distrito Federal, com a participação ativa dos membros da comunidade. O Fórum Social Católico Permanente, uma iniciativa da Arquidiocese de Brasília coordenada pelo Vigário-Geral, Padre Eduardo Peters, e apoiada pela Frente Parlamentar Católica da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizou seu primeiro encontro de 2024 no dia 26 de abril na Paróquia São José de Anchieta, localizada no Paranoá, Vicariato Centro.

O tema central do Fórum foi a Saúde no DF. “A saúde precisa ser compreendida de forma ampla. Precisamos de estruturas de atendimento e prevenção. O Estado tem a responsabilidade de evitar epidemias, mas também precisamos fazer nossa parte para ajudar”, destaca o Padre Eduardo Peters.

No ano anterior, o Fórum focou na Educação. Os temas centrais dos encontros visam promover um diálogo com a sociedade, no contexto da religião e das medidas que podem ser adotadas pelo poder público.

Durante o primeiro Fórum deste ano, os participantes discutiram sobre ansiedade, depressão e síndrome do pânico, doenças cada vez mais comuns na sociedade e que afetam a qualidade de vida da população.

A coordenação do Fórum Social Católico Permanente já divulgou as datas das próximas reuniões:

  • Vicariato Norte: 31 de maio de 2024, às 19h30, na Paróquia Divino Espírito Santo (Planaltina)
  • Vicariato Sul: 28 de junho de 2024, às 19h30, na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Taguatinga Sul)
  • Vicariato Leste: 05 de julho de 2024, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Samambaia)