Em sua primeira participação na Casa Cor Brasília, a empresa Edots Energia assume um papel de destaque no Espaço Composição, projetado pela arquiteta estreante na mostra, Daiana Pontes. O projeto busca revolucionar a perspectiva da automação residencial, objetivando tornar a tecnologia mais acessível e democrática para um público mais amplo.
Daiana, que além de arquiteta é também musicista, idealizou um espaço de cozinha gourmet em homenagem ao renomado pianista e maestro João Carlos Martins, dentro dos 100m² do ambiente. João Carlos Martins enfrentou a distonia focal, uma condição que afetou seus movimentos das mãos, mas seu amor pela música clássica o transformou em um maestro excepcional.
“O projeto reflete a minha identidade como arquiteta e musicista. Ele captura uma linguagem técnica, guiada por formas e curvas que buscam expressar criatividade simbólica, ergonomia, funcionalidade e harmonia”, explica Daiana.
Nicola Giani Brandão, diretor da Edots, colaborou com Daiana para desenvolver um projeto de automação que visa simplificar a vida de pessoas que enfrentam dificuldades em tarefas cotidianas, como abrir gavetas ou puxar cortinas. Utilizando elementos de arquitetura de interiores meticulosamente integrados, o usuário é capaz de receber seus convidados em um espaço de convívio que é tanto agradável quanto funcional. “O ambiente abrange a automação com foco em facilitar a vida do homenageado. Nós compreendemos as dificuldades e necessidades dos outros, e procuramos resolver esses desafios através da automação, oferecendo autonomia e acessibilidade. A tecnologia é usada como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida”, detalha Nicola.
No contexto da Casa Cor, os visitantes podem explorar as soluções da Edots para sistemas de som multiroom, automação de iluminação, controle de refrigeração, termostato de água, gavetas automatizadas, gestão de internet, cortinas automatizadas e criação de cenas com sensores.
“São intervenções em busca de conforto e praticidade, aliviando as pequenas frustrações e preocupações do dia a dia. Com essas soluções, garantimos que o cliente possa ter o controle total de sua casa ou empresa na palma da mão, gerenciando tudo remotamente. E, além disso, evidenciamos a importância do consumo consciente e eficiência energética”, explica Nicola.
“O Espaço Composição apresenta uma cozinha totalmente integrada à área de convívio. Inspirada na arte e na bossa nova, traz elementos leves e formas fluidas. A marcenaria é automatizada com comandos de voz e sensores integrados, tornando-a mais acessível para quem enfrenta restrições motoras. A automação também abrange o controle do som ambiente, iluminação e cortinas”, detalha Daiana.