A Secretaria de Saúde (SES-DF) está em processo de desenvolvimento de um novo painel de acesso a medicamentos, que permitirá aos cidadãos acompanharem o estoque de remédios na rede de saúde. Desenvolvida pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (Diasf), a plataforma está atualmente em fase experimental, passando por validação interna, com lançamento previsto para maio. O anúncio ocorreu durante apresentação no auditório do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF).

O novo painel terá uma linguagem acessível e intuitiva, visando facilitar a busca por informações e orientações sobre a retirada de medicamentos na rede pública de saúde. Segundo Nicole Menezes, farmacêutica da SES-DF, além de ser utilizado pelos profissionais de saúde, a plataforma estará disponível para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando que saibam onde encontrar os medicamentos, em quais farmácias e quais documentos são necessários.

A criação da plataforma considera os objetivos da Diasf de apoiar ações que garantam acesso universal e qualificado a medicamentos, priorizando a desburocratização do acesso e aspectos como disponibilidade, acessibilidade geográfica e adequação. A farmacêutica Gabrielle Kéfrem, também da SES-DF, ressaltou a importância de tornar o sistema mais intuitivo, com passo a passo e campo de busca para facilitar a navegação dos usuários.

O evento de apresentação contou com debates e mesas-redondas sobre acesso a medicamentos na rede pública, incluindo palestras com especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério da Saúde. A iniciativa visa melhorar a experiência dos usuários e garantir um acesso mais eficiente aos medicamentos na rede pública de saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde.