O Clube Golden de Brasília, formado por diversos tutores de cães da raça golden retriever, realizou um protesto pacífico no Aeroporto Internacional de Brasília no último domingo (28/4). O motivo do protesto foi a morte de Joca, um golden retriever de 4 anos. Joca faleceu durante um voo da companhia aérea Gol, que deveria transportá-lo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para o Aeroporto Municipal de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, ele acabou sendo levado até Fortaleza (CE) e não resistiu.
O ato começou às 9h e os participantes cobraram por melhorias na regulamentação do transporte aéreo de pets, especialmente no bagageiro das aeronaves.
Além do protesto no Distrito Federal, outros 13 protestos simultâneos ocorreram em aeroportos brasileiros. A divulgação dessas ações aconteceu nas mídias sociais e em grupos de WhatsApp.
A situação é trágica, e é fundamental que medidas sejam tomadas para evitar incidentes semelhantes no futuro. A segurança e o bem-estar dos animais devem ser prioridade em todas as etapas do transporte aéreo.
Crédito fotos: redes sociais