Quando pensamos em vinho, logo lembramos de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Chile; no entanto, os primeiros traços de vitivinicultura no mundo foram encontrados na região da Geórgia, e sugerem que há mais de 5 mil anos já se produzia vinho naquela região.

Com mais de 500 variedades autóctones de uvas viníferas, a tradição milenar na produção de vinhos acompanha a história daquele país, e carrega até hoje elementos ancestrais da vitivinicultura.

Um desses elementos é o QVEVRI, que são grandes vasos de terracota utilizados nos processos de vinificação e armazenamento dos vinhos (Inscrito desde 2013 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO). Em formato oval, os QVEVRI são enterrados na terra para que mantenham uma temperatura mais amena, e são cobertos apenas com um tampo de madeira visível, para que tenham uma proteção durante a fermentação.

No último dia 18 de abril, o Imprensa Brasília esteve no Wine Bar Más Vino, em Brasília, para uma Masterclass e degustação de vinhos da Geórgia. onde teve a oportunidade de provar rótulos carregados de muita história e tradição.

Ao total, foram cinco experiências bem distintas: dois vinhos de uvas brancas e três vinhos de uvas tintas. Começando pelos vinhos de uvas brancas, o primeiro foi um Blend das uvas Rkatsiteli e Mtsvane, bem fresco e gastronômico. O segundo foi um vinho laranja (feito com uvas brancas e fermentado com as cascas) da uva Rkatsiteli, e utilizando a técnica de vinificação por QVEVRI, extremamente aromático e muito diferente dos vinhos laranjas tradicionais fermentados em tanques de aço inox.

Os tintos que provamos foram todos da uva Saperavi, mas muito distintos entre si. Os 2 primeiros, de vinificação tradicional, são bem gastronômicos e fáceis de beber, enquanto que o último, elaborado com a técnica de vinificação em QVEVRI, nos surpreendeu bastante. Com ótimo corpo, bela acidez e taninos bem polidos, mostrou-se um vinho muito equilibrado e com uma tipicidade única.

Todos os vinhos são importados pela Importadora Wine 7 e também estão disponíveis na loja da Más Vino.