O Dia Livre de Impostos, uma iniciativa liderada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e a CDL Jovem-DF, está marcado para o dia 6 de junho. O evento, que ocorre anualmente, tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira.
Este ano, os consumidores poderão aproveitar descontos significativos em diversos produtos. A gasolina será vendida a partir de R$ 3,80 o litro, haverá sanduíches com 32% de desconto e carros serão vendidos com preços 23% menores. A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade sobre as altas cargas tributárias no país.
A venda de gasolina sem imposto ocorrerá no posto Jarjou, localizado na Asa Norte. Além disso, a CDL vai vender um carro Citroën C3 Live Pack 24/24, na cor grafite, com desconto. Na área da alimentação, a promoção incluirá sanduíches, hambúrgueres e cheeseburgers com 32% de desconto.
Segundo Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem, o valor dos impostos representa, em média, 40% do preço final de produtos e serviços a nível nacional. Ele ressalta que a alta carga tributária é prejudicial tanto para os empresários quanto para os consumidores.
O Dia Livre de Impostos é uma oportunidade para a população perceber o quanto do valor final de um produto é composto por tributos. A Secretaria de Economia estima que 90 mil consumidores optem por resgatar os créditos nesta modalidade. O valor total de depósitos pode chegar a R$ 30 milhões.
Com cerca de 1,6 milhão de consumidores cadastrados, o Nota Legal incentiva o cumprimento de obrigações fiscais e fortalece a transparência. Além disso, o programa diminui o número de contribuintes inadimplentes junto ao Governo do Distrito Federal (GDF), que ficam impedidos de receber os créditos em dinheiro e de participar dos sorteios eletrônicos e prêmios.
*Com informações da SEEC-DF, CDL-DF e G1.