O potencial de guarda de um vinho é a capacidade de se manter em ótimas condições de consumo, ou, dependendo do caso, até melhorar, com o passar do tempo. Porém, isso vai depender de uma série de fatores, os quais envolvem todo o processo produtivo daquela bebida, e também o seu correto armazenamento. E é nesse último aspecto que focaremos o presente artigo.

Uma adega climatizada, além de ser o perfeito local para guardar seus vinhos, pode ser também um belíssimo item de decoração. Seja no seu Restaurante ou na sua residência, uma linda adega pode perfeitamente roubar a cena e se tornar a verdadeira atração turística.

Existem basicamente 3 modelos de adega: Adegas Passivas, Adegas Climatizadas Termoelétricas e Adegas Climatizadas por compressor.

As Adegas Passivas são adegas construídas em um local naturalmente escuro, fresco e úmido, de maneira que os vinhos fiquem protegidos do calor e da luminosidade, sem a necessidade de nenhum tipo de tecnologia avançada para se manter a temperatura. Contando apenas com as leis da Física, são normalmente construídas em um subsolo, porão, ou até mesmo em uma dispensa ou closet, tendo como principais fatores,  a proteção contra os raios UV, a manutenção da temperatura entre 10 e 16°C, e umidade entre 65 e 85%.

As Adegas Termoelétricas, por sua vez, funcionam através da troca de calor com o ambiente externo através de placas de cerâmica instaladas internamente. Elas absorvem o calor no interior da adega e o transportam para o ambiente externo., contando com um bom sistema de vedação. Normalmente são adegas menores (até 20 garrafas) com uma menor eficiência em regiões de climas mais quentes.

E por fim, as Adegas com Compressor, que funcionam como se fossem uma geladeira, porém com um controle da temperatura interna bem mais preciso. Dotadas de um compressor que gerencia um circuito interno de refrigeração adequadamente dimensionado ao tamanho da adega, são adegas mais potentes e bem mais eficientes. São indicadas para locais onde o clima é mais quente, onde o volume de vinhos a serem armazenados é maior, ou então em estabelecimentos onde a utilização é intensa, necessitando de uma adega com maior eficiência.

Seja qual for a sua necessidade, uma adega bem montada é crucial para que o vinho seja bem armazenado e viva por anos dentro da garrafa, independente se você é apenas um amante da bebida de Baco, ou um estabelecimentos que oferece essa experiência ao seu cliente.