Foram dias agitados para a cidade, com o lançamento oficial da Restaurant Week, realização do Mesa ao Vivo e 36° Congresso da Abrasel e o workshop parrillero Los Manos Negras, mas, apertem os cintos, pois aqui vão mais dicas de eventos importantes
Revista Prazeres da Mesa edição de Setembro
O Mesa ao Vivo Brasília, realizado no espaço gastronômico do Centro Universitário IESB, nos últimos dias 14 e 15, juntamente com o 36º Congresso da Abrasel, deixou uma marca indelével de compromisso com o conhecimento técnico e a ampliação do networking nacional no quesito ‘comida boa’.
Foram palestras e aulas-show impressionantes que até renovaram minha percepção da gastronomia brasiliense e nacional.
Desde profissionais jovens, como Marco Silva e Júlia Almeida, que estão à frente da Casa Baco e Primo Pobre, respectivamente; passando por feras com muita estrada, como Di Oliveira do Brasis e Ville della Pena, do Bottega Mia; até verdadeiras celebridades, como Babi Frazão, vencedora da premiação da Prazeres 2024 como Chef Revelação, e dona do restaurante Afeto, e Ian Baiocchi, que comanda nada menos que 6 casas na cidade de Goiânia, todos mostraram domínio não só de técnicas, com também de didática, senso de humor e capacidade de transferir conhecimento ao público.
A lista de participantes é enorme e também incluiu Mara Alcamin, do Na Mata, Lui Veronese do Cozinha do Cavaleiro, ambos na Chapada, Cristiano Komyia, do New Koto; Bel Coelho, do Clandestino; e Luiz Felipe e Bianca do EVVAI, que recebeu 2 estrelas Michelin, além de professores sensacionais do IESB, como Sebastián Parasole, Pablo André, Max Sommo, entre outros.
A edição especial do Mesa ao Vivo Brasília estará disponível nas versões impressa e digital e terá textos dessa colunista aqui, então, vamos apoiar!
Vinhos Tabali chegam ao portfólio da Porto a Porto
Com a licença do nosso querido colunista de vinhos, Rodrigo Brito, venho trazer uma notícia rapidinha sobre a chegada ao Brasil dos grandes vinhos chilenos Tabali, da família andina que produz rótulos bastante exclusivos.
Hoje à noite, dia 19, a importadora Porto a Porto – responsável por alguns dos meus rótulos favoritos nos restaurantes da cidade – receberá o diretor comercial da vinícola, Julio Perez, para apresentar os rótulos de alta gama, ou seja, vinhos de qualidade, produzidos em pequena escala. Entre os rótulos premiados estão: Tabali Talinay Caliza Chardonnay, Tabali Talinay Pai Pinot Noir, Tabali Micas Carmenère, Tabali Transversal Mezcla de Tintos (Caberne Franc, Malbec, Shirah e Cabernet Sauvignon) e Tabali DOM Cabernet Sauvignon.
O jantar será no restaurante Barolo, marca que atua há 25 anos servindo clássicos da cozinha italiana e tem loja no Park Shopping.
Em Brasília, os vinhos podem ser encontrados com os representantes da importadora na capital, Raphael (61) 99654-6687 e Chaves (61) 98129-1097.
Ocacyr Junior: conheça o chef cego em Brasília
Ocacyr Junior, nascido em Formiga/MG no ano de 1960, e veio para Brasília com apenas um ano de idade. O chef, que é deficiente visual, mostra que é possível cozinhar sem a visão, pois desenvolveu todos os outros sentidos.
Em 1983, aos 23 anos, o então bancário Ocacyr Junior sofreu um acidente de carro e foi perdendo a visão gradativamente. Por aproximadamente 10 anos, na tentativa de reverter o quadro, fez 35 cirurgias, entre elas, 12 transplantes de córnea. Após a última cirurgia, aos 38 anos, ele teve uma infecção hospitalar que acarretou a cegueira definitiva. Por um ano, Oca, se adaptou à nova realidade e foi aí que surgiu a gastronomia de uma forma definitiva em sua vida, além de ter sido o seu suporte para a sua superação.
Atualmente, o chef mostra o seu talento em pratos sob encomenda, como arroz de polvo e camarões, feijoada, baião de 8 (uma releitura do baião de 2), vatapá, caldos, empadões, empadas individuais, quibes assados e congelados, entre outros. Tem para retirada e para delivery e as encomendas podem ser feitas antecipadamente pelo telefone: (61) 98208 6588.