Em um trágico acidente de helicóptero, o Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o Ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, foram confirmados mortos. O acidente ocorreu no noroeste do Irã e, segundo relatos, todos a bordo do helicóptero morreram.

O helicóptero, que transportava nove pessoas, incluindo o presidente e o ministro das Relações Exteriores, enfrentou problemas em meio a um forte nevoeiro enquanto retornava de uma viagem à fronteira Irã-Azerbaijão. O presidente Raisi estava inaugurando uma barragem no rio Aras com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

As equipes de resgate foram dificultadas pelo nevoeiro e pelas baixas temperaturas na área onde o helicóptero supostamente caiu. Apesar das condições adversas, pelo menos 40 equipes de resgate, incluindo drones e cães farejadores, foram mobilizadas.

A mídia estatal iraniana Press TV e as agências de notícias semi-oficiais Tasnim e Mehr confirmaram a morte do presidente Raisi, de 63 anos. A cabeça da Cruz Vermelha do Irã, Pir-Hossein Kolivand, disse anteriormente que não havia sinais de vida daqueles que viajavam a bordo do helicóptero.

O acidente provocou uma operação de busca e resgate de várias horas com assistência da União Europeia e da Turquia, entre outros. A localização exata do acidente de helicóptero foi identificada, de acordo com a mídia estatal iraniana.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, D-N.Y., disse que as autoridades de inteligência o informaram de que não há “evidências de jogo sujo” no acidente de helicóptero. “Foi um tempo muito ruim, com nevoeiro, no noroeste do Irã, onde o helicóptero caiu. Então, parece um acidente, mas ainda está sendo totalmente investigado”, disse Schumer.

O Irã agora entra em um “período tumultuado” após o acidente de helicóptero, disse Arash Azizi, colaborador do The Atlantic. “A luta pelo poder entre diferentes facções na República Islâmica certamente vai se intensificar agora”, disse ele.

A morte do presidente Raisi é um golpe significativo para o Irã e certamente terá implicações profundas tanto a nível nacional quanto internacional. Nossos pensamentos estão com o povo do Irã neste momento difícil.