Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um aumento na parcela de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Em Brasília, projeto “Atividade na Melhor Idade” atende essa população com atividades físicas, sociais e psicológicas
A população brasileira está aumentando e envelhecendo. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a parcela de pessoas com 60 anos ou mais subiu para 15,1% em 2022. Dez anos antes, em 2012, o percentual era de 11,3%.
As informações, provenientes da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, vão ao encontro de uma tendência mundial. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas, o número de pessoas com 65 anos ou mais no planeta, hoje de 761 milhões, deve mais que dobrar até a metade do século, chegando a 1,6 bilhão em 2050.
Ao mesmo tempo em que significa um aumento na expectativa de vida, o processo de envelhecimento, apesar de natural, é assustador para muitas pessoas. Por isso, iniciativas que olham com cuidado e atenção para essa parcela cada vez maior da população estão chamando a atenção.
Envelhecimento saudável
Em sua 3ª edição, o projeto “Atividade na Melhor Idade” nasceu, em Brasília, para acolher pessoas com mais de 60 anos de maneira gratuita. Ele é uma iniciativa do Instituto Líderes do Brasil em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Com atividades como musculação, pilates, fisioterapia e psicólogo, o programa oferece um espaço que contribui para um processo de envelhecimento saudável com foco no desenvolvimento da autonomia, na socialização, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e, ainda, na prevenção de situações de risco social.
Ao todo, a iniciativa busca contemplar 250 participantes – sendo 20 idosos PCDS -, nos turnos vespertino e matutino, presencialmente. Nesta edição, o projeto está sendo realizado na Região Administrativa de Santa Maria, no endereço AC 101, CONJUNTO C, LOTE 8. Além das questões de saúde física e mental, o “Atividade na Melhor Idade” busca incentivar, com a prática es portiva, o desenvolvimento da disciplina, da cidadania e a inserção social.
São disponibilizados 10 horários diariamente, distribuídos nas segundas e quartas-feiras (turma A), e terças e quintas (turma B), sendo que os inscritos optam apenas por uma turma, não podendo cursar as duas para que mais pessoas sejam beneficiadas. Às sextas-feiras, ocorrem aulões das 8h às 10h.
Para se inscrever no projeto, os interessados devem comparecer presencialmente no endereço da iniciativa, em Santa Maria, onde estarão dois auxiliares administrativos do projeto identificados por uma camiseta da iniciativa.
Sobre o Instituto Líderes do Brasil
O Instituto Líderes do Brasil tem como objetivo promover e assegurar os direitos humanos por meio da realização de ações e projetos sociais que apoiam, colaboram e visam atender às necessidades e objetivos da comunidade. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, formada por profissionais dedicados à construção de um mundo melhor.
O compromisso do instituto é promover ações abrangentes com um foco especial na educação gratuita, nas expressões culturais, intelectuais, artísticas e literárias, assim como na promoção da saúde, do esporte e do lazer.
O Instituto possui uma vasta experiência na implementação e na gestão de projetos, na captação de recursos públicos, na promoção, organização e realização de eventos culturais, esportivos e de geração de renda em benefício de comunidades em situação de risco e vulnerabilidade. Além disso, trabalha para possibilitar a implementação de políticas públicas que visem ao bem-estar dessas comunidades.
Serviço:
Atividade na melhor idade
Quando: até 12 de janeiro de 2024
Onde: AC 101, conjunto “C”, lote 8- Santa Maria/ DF
Inscrições: Presencial