O TikTok, uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, lançou um curso online gratuito destinado a ajudar pequenos empreendedores e criadores de conteúdo a expandir seus negócios usando as ferramentas da plataforma.
O curso, chamado “Cria que Cria”, é uma iniciativa conjunta com a Digital Favela, uma empresa que se concentra em influenciadores de favelas, e é realizado pela SoulCode Academy, que oferece cursos de tecnologia.
O curso, que tem 25 mil vagas disponíveis, oferece 25 horas de conteúdo, incluindo videoaulas sobre marketing, criação de conteúdo, monetização, identificação de nichos e como usar o TikTok para promoção.
Os participantes podem assistir às aulas em seu próprio ritmo até o dia 31 de julho. Embora o curso tenha sido criado principalmente para residentes de favelas, está aberto a todos.
Desde o lançamento do curso, mais de 19 mil pessoas já se inscreveram. Ao concluir o curso, os participantes receberão um certificado.
O curso foi desenvolvido em resposta a uma pesquisa do Instituto Data Favela em 2023, que mostrou que das quase 18 milhões de pessoas que vivem em favelas no Brasil, 5,2 milhões já são empreendedores e 6 milhões sonham em se tornar um.
Além disso, uma pesquisa da plataforma conduzida pela InSites Consulting no ano passado mostrou que 82% dos usuários do TikTok descobriram uma pequena ou média empresa na plataforma antes de vê-la em outro lugar.
O objetivo do “Cria que Cria” é atrair empreendedores de favelas para o TikTok, para que eles possam aumentar a visibilidade de seus negócios e serviços, gerando um impacto econômico real. Inscrição no site do programa.