Fevereiro, 2024 –Dono de uma natureza exuberante em meio a uma condição geográfica privilegiada, na qual está localizado a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) tem motivos de sobra para voltar a celebrar o Dia do Turismo Ecológico, em 1º de março. A data cai em uma sexta-feira neste ano e o distrito de Camanducaia está preparando atrações especiais para receber os turistas na abertura do final de semana e também ao longo de todo o próximo mês em rotas que atravessam as áreas rurais do vilarejo mineiro.
 

Uma das organizadoras do passeio ciclístico “Pedal Luz”, ocorrido em janeiro, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) continua investindo na realização de eventos de esportes de aventura no tradicional destino turístico do Sul de Minas e exalta os inúmeros atrativos proporcionados pelas deslumbrantes paisagens locais para a prática de programas ao ar livre.
 

“Em abril iremos promover o ‘Desafio de Trail Running Serra dos Poncianos’ e no final do ano o ‘Pedal nas Montanhas’. E uma das razões para essas provas poderem acontecer é a de que Monte Verde se destaca como um excelente lugar para o turismo ecológico. Quem visitar o distrito vai se encantar com as belíssimas rotas dos trajetos oferecidos aqui”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE, entidade que atualmente conta com mais de 40 agências de passeios associadas.
 

Para este próximo final de semana, diversas hospedagens do vilarejo mineiro estarão com descontos especiais, que vão de 20% a até 50% no valor das diárias. Entre elas estão o Fazenda Hotel Itapuá, o Hotel Meisner Hof, o Mirante da Colyna Hotel & Spa, a Estalagem Serra de Minas e os Chalés Leopoldo.
 

Veja dicas de programas indicados pela MOVE para o Dia do Turismo Ecológico:
 

Fazenda Esperança e Pedra Redonda

A agência Marchadores Fora da Estrada oferece passeios personalizados e está com uma série de trajetos com descontos para o Dia do Turismo Ecológico. Um deles vai até a Fazenda Esperança, fundada em 1882 e que tem entre os seus atrativos uma enorme araucária de mais de 400 anos e um restaurante com a tradicional comida mineira. Já uma outra travessia imperdível é a que vai até a trilha da Pedra Redonda, onde é possível desfrutar de uma vista de 360º do horizonte na Serra da Mantiqueira. E o programa inclui um city tour realizado em um espaçoso jipe com tração 4×4. Mais informações disponíveis no site e pelo telefone/WhatsApp: (35) 99910-6632.

Tirolesa e rolê de quadriciclo na Fazenda Radical

Outras duas opções de programas interessantes de serem feitos em meio à natureza de Monte Verde são os da descida da tirolesa e os rolês de quadriciclo, oferecidos pela agência Pôr do Sol e realizados na Fazenda Radical. Na primeira dessas atividades, o turista percorre um caminho de 1.050 metros, a mais de 75 metros de altura, atravessando belas paisagens sentado em uma cadeirinha e segurando as duas alças presas ao suporte que é preso ao cabo de aço pelo qual o equipamento desliza. Já os passeios de quadriciclo, com duração média de uma hora, são feitos com a ajuda de um guia que conduz as rotas que passam por dentro das trilhas da vegetação local. Mais informações no perfil do Instagram e pelo telefone/WhatsApp: (35) 99273-7723.

Caminhada na travessia dos picos

Mais uma boa alternativa de passeio em Monte Verde é o da travessia dos picos, oferecido pela agência Companhia 4×4 e que consiste em cerca de 3 horas e meia de caminhada em um trajeto de 5km, passando pelas belezas naturais da Pedra Redonda, do Chapéu do Bispo e do Platô. As áreas das trilhas desses locais são administradas pela MOVE, cujas melhorias e manutenções promovidas estão permitindo que os percursos ocorram com segurança. Os turistas são inicialmente levados de jipe até a base da montanha antes de seguirem a pé. Conduzidos por guias, eles podem desfrutar das belas vistas da Serra da Mantiqueira no percurso. Em 1º de março, pelo Dia do Turismo Ecológico, o passeio estará com 30% de desconto. Mais informações no site e pelo telefone/WhatsApp: (35) 98876-8893.

Piquenique no Bosque Gato de Botas

Tradicional programa ao ar livre, o piquenique é uma opção interessante para quem pretende aliar o prazer gastronômico ao passeio na natureza. E um dos locais que permite essa atividade em Monte Verde é o Bosque Gato de Botas, que é público e está aberto para visitação diariamente. Diversas agências de passeios oferecem pacotes com esse tipo de programa. Entre elas está a Lino Tour, que dá a alternativa ao turista de percorrer a trilha da Pedra Redonda e depois curtir um piquenique no Gato de Botas com uma cesta já preparada pela agência de alimentos e bebidas. Para março, por causa do Dia do Turismo Ecológico, a Lino oferecerá 7% de desconto em todos os seus passeios. Mais informações no site e pelo telefone/WhatsApp: (35) 98412-7545.