Um grupo de 32 bordadeiras acaba de lançar a coleção “Origens de Brasília”, inspirada na arquitetura e nos elementos icônicos da Capital Federal. Essas talentosas artesãs participaram de um curso de formação oferecido pelo Núcleo de Arte do Centro-Oeste, que contou com a orientação de mestras renomadas na arte do bordado, como Mestre Fatinha, Pollyana Olifer e Renaud Evina.
A coleção “Origens de Brasília” é composta por peças decorativas que capturam a essência da cidade, com suas escalas, cores e traços modernistas. Cada bordado é uma obra única, refletindo a inspiração que Brasília oferece aos artistas que nela encontram uma fonte inesgotável de criatividade.
Realizado entre os meses de setembro e dezembro, o curso incluiu consultorias de especialistas em design e mercado, como Cristina Malheiros e Patrícia Herzog. As alunas receberam formação abrangente em diversas áreas, incluindo Noções Básicas de Design, Identidade Visual, Marketing Digital e Gestão Financeira. O programa “Bordando Brasília” contou com a participação de 60 alunos de todas as idades e regiões do DF.
Para celebrar o encerramento dos cursos, no dia 13 de dezembro, das 9h30 às 16h30, o Museu Vivo da Memória Candanga apresentará ao público o resultado do extenso e produtivo processo de formação. Após a exposição, as peças estarão disponíveis para compra na loja Mãos Criativas, no Liberty Mall.
“As peças desta coleção são uma homenagem à nossa cidade e refletem o talento e a dedicação dessas bordadeiras. Esperamos que o público aprecie e valorize essa arte tão especial,” disse a coordenadora do projeto.
Brasília, com suas formas e cores, continua a inspirar e a encantar, agora através das mãos habilidosas dessas artistas que trazem à vida a beleza da Capital Federal em cada ponto bordado.