Imagem ilustrativa da matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde de hoje, de uma cerimônia de entrega de novos aceleradores lineares de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. Esse equipamento moderno visa atender pacientes com câncer e representa um passo importante na luta contra a doença no país.

Durante seu discurso, Lula ressaltou a importância do acesso à saúde de qualidade: “O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso às coisas que todo mundo tem”. O novo acelerador é projetado para aumentar em 30% a capacidade de atendimento do hospital, além de reduzir o tempo de início do tratamento de 45 para apenas 10 dias.

O investimento em saúde é parte de um esforço mais amplo do governo, que contratou um total de 105 aparelhos de radioterapia distribuídos a diferentes estados. No evento de entrega, Lula também anunciou a destinação de R$ 166,7 milhões para o Hospital Santa Marcelina, priorizando o atendimento a pacientes em tratamento oncológico.

A cerimônia foi acompanhada por outras entregas simultâneas de aceleradores em Fortaleza (CE) e Sinop (MT), refletindo uma iniciativa nacional de descentralização dos serviços de radioterapia. Essas ações visam reduzir o deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos e ampliar o acesso ao tratamento especializado.

Publicidade

Além das entregas, o hospital em São Paulo foi reconhecido como Hospital de Ensino Nível 1, destacando seu papel na formação de profissionais de saúde e em pesquisa. O governo também anunciou a compra de 20 tomógrafos para fortalecer a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).