A Jornalista Aline Midlej e o empreendedor Edu Lyra, no lançamento do Livro "De Marte à favela: como a corrida espacial inspirou um dos maiores projetos de combate à pobreza do Brasil". Foto: @retinadoteuolhar| Reprodução.

28\11\2024 – 15:32 – Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (25/11), o Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, recebeu o lançamento do Livro “De Marte à favela: como a corrida espacial inspirou um dos maiores projetos de combate à pobreza do Brasil”, produzido pela jornalista Aline Midlej e pelo empreendedor Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões.

A obra é fruto do acompanhamento da construção da Favela Marte, antiga Favela Vila Itália, em São Paulo. Produzido ao longo de dois anos, a obra retrata uma nova possibilidade no combate ao tema e visa estimular novas. Segundo a autora: “Para combater pobreza tem que haver investimento em dados, tecnologia e métricas.  Não tem solução fácil para um problema complexo, mas é possível e todo mundo pode ajudar de alguma forma nisso.” Conclui.

Edu Lyra, responsável pelo projeto Favela 3D, sigla para Favela Digital, Desenvolvida e Digna, explica que a iniciativa mobiliza empresas, entidades públicas e privadas e sociedade civil na transformação social através do acesso à moradia digna, entre outros direitos. 

“Se todo brasileiro gozasse de direitos básicos, como renda ou com capacidade autônoma de gerar renda, com privada em casa, comida… A gente teria vencido como sociedade. A gente [precisa] ter uma década destinada à construção dignidade nesse país.” Reflete o empreendedor.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgaram que o Brasil possui mais de 16 milhões de pessoas, distribuídas em 12 mil favelas, o que, segundo a obra, corresponde a um crescimento de 43% nos últimos 12 anos. E a estimativa é que essa população chegue a 3 bilhões de pessoas até 2050 (ONU). 

A Atriz a Regina Casé mediou o evento e ressaltou a importância da publicação neste enfrentamento: “As pessoas têm um nível de pavor, rejeição e medo das favelas… Não é todo mundo que tem coragem de ir em uma, mas se através do livro esse estreitamento ocorrer, será um ganho muito grande.” 

De Marte à Favela e da Favela à Marte

Durante o lançamento, também houve a exibição de um curta sobre os impactos do projeto Favela 3D, na Favela Marte, localizada em São José do Rio Preto–SP. Anteriormente a comunidade detinha apenas 6% de suas famílias vivendo em casas de alvenaria.

Após a conclusão, foram entregues 239 residências a mais de 700 pessoas, trabalho que resultou da mobilização entre diversas frentes e entidades, da esfera pública e privada, como governo federal e estadual e Organizações Não Governamentais (ONGs). Ao todo, o projeto já atendeu mais de 6 mil favelas brasileiras. 

De acordo com Lyra, o projeto visa romper com o ciclo de pobreza, estimulando uma “corrida social” de combate às desigualdades, assim como a corrida espacial liderada por grandes empresas, como a Tesla, do empresário Elon Musk. “Esse livro é para dar uma chacoalhada em nós como sociedade e mostrar que existem caminhos alternativos. A proposta é provocar o leitor e fazê-lo pensar no que cada um pode fazer para já.” Afirma o empreendedor.