Pensar em vinhos finos de qualidade sendo produzidos no Cerrado brasileiro era, até pouco tempo atrás, algo totalmente fora do esperado. Com seu clima extremamente quente e, historicamente, com pouca chuva, o plantio de uvas vitis viníferas visando a produção de vinhos era muito improvável.

Porém com o advento da técnica da Dupla Poda pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde hoje os produtores conseguem “inverter” o ciclo da videria, realizando duas podas anuais: uma no fim do verão e outra no fim do inverno, conseguiu-se atingir o auge do período de maturação da uva também no inverno, período no qual o solo é mais seco, os dias são mais ensolarados e as noites são mais frias, representando condições ideais para a síntese do açúcar e para a concentração dos compostos fenólicos (elementos responsáveis por enriquecerem o vinho com cor, estrutura e aroma).

Ligados pelo amor ao vinho e com um sonho em comum, 10 produtores vinícolas da região do Planalto Central se uniram em torno de um projeto: a VINÍCOLA BRASÍLIA.

Os participantes do projeto são vinícolas do Cerrado de Altitude: Casa Vitor (@casavitor.vinhos), Ercoara (@ercoara), Horus (@horus.vv), Marchese (@marchesevinhos), Miro (@miro_vinhosevinhedos), Monte Alvor (@montealvor_vinhosunicos), Oma Sena (@omasenavinhos), Alto Cerrado (@altocerrado.vinhos), Villa Triacca (@villatriaccahotelvinicola) e Vista da Mata. A produção é dividida em vinhos da Vinícola Brasília (blends dos vinhedos do grupo) e alguns vinhos próprios das vinícolas integrantes.

O nascimento da Vinícola Brasília se dará oficialmente no dia 21 de abril de 2024, dia em que também é comemorado o aniversário da cidade de Brasília, deixando esta data ainda mais especial. E mesmo antes do seu nascimento oficial, a Vinícola já conta com um dos 16 vinhos mais representativos no cenário vitivinícola brasileiro, destaque conquistado pelo vinho Syrah Monumental – 1960 na Avaliação Nacional de Vinhos de 2023, em Bento Gonçalves (RS), que contou com mais de 500 rótulos, de 74 vinícolas, de 7 estados brasileiros, e foi a primeira vez na história que os especialistas escolheram um vinho de dupla poda como destaque.

Produzido a partir de um blend de uvas Syrah dos 10 vinhedos que compõem a Vinícola Brasília, o vinho Syrah Monumental – 1960 é uma edição limitada, em homenagem ao ano de inauguração de Brasília, com produção de apenas 1.960 garrafas numeradas, e que encantou os jurados, experientes e renomados especialistas do setor.

A Vinícola Brasília será um marco no cenário do vinho brasileiro, nascendo já vitoriosa, promovendo o enoturismo na região e prometendo brindar a todos os amantes do vinho com rótulos incríveis de colheita de inverno.