Fortalecimento de laços culturais e sociais entre Gabão e Brasil ganha novo fôlego com a liderança do Embaixador Jacques-Michel Moudouté-Bell e da Embaixatriz Julie-Pascale Moudouté-Bell
por Rochelly Costa
Brasília, julho de 2024 – No dia 10 de julho a residência oficial do Gabão no Brasil foi palco do coquetel de abertura das atividades de 2024 dos Amigos do Gabão. O evento, que contou com a presença de embaixadores, embaixatrizes, membros da sociedade brasiliense e representantes de diversos países, marcou o início de um novo ciclo de intercâmbio cultural e social entre o Gabão e o Brasil.
Abertura e agradecimentos
A Embaixatriz Julie-Pascale Moudouté-Bell, presidente dos Amigos do Gabão, deu início ao evento com uma emocionante fala de agradecimento e solidariedade. Ela expressou gratidão pelo apoio recebido após o episódio de violência policial e racismo sofrido por seu filho e amigos no Rio de Janeiro. “Esse caso deve ser exemplarmente tratado para que não se repita e cause tamanha dor a outros”, destacou a Embaixatriz, reforçando o compromisso da entidade com a justiça e os direitos humanos.
Fortalecendo relações bilaterais
Fundada em 2018, a associação Amigos do Gabão tem como objetivo estreitar os laços entre os dois países, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências em diversas áreas culturais e intelectuais. Com cerca de 250 membros, a entidade reúne pessoas interessadas na cultura gabonense, engajadas em ações de divulgação e fomento a projetos assistenciais.
Nova diretoria e planos para o futuro
O evento também apresentou a nova diretoria dos Amigos do Gabão, que promete dar continuidade e inovar nas atividades da associação. Em seu discurso, a Embaixatriz destacou a importância do trabalho coletivo e da união de esforços para o sucesso das iniciativas. “Para mim, tem sido muito gratificante presidir a entidade e contar com a generosa e dedicada contribuição de todos que se juntaram a nós para realizar esse importante trabalho”, afirmou.
Programação do segundo semestre
Entre os eventos programados para o segundo semestre de 2024, destacam-se o tradicional evento beneficente anual, previsto para novembro, e uma viagem ao Gabão em 2025, oferecendo aos membros uma imersão na rica cultura e paisagens do país africano.
Homenagens e reconhecimento
O ponto alto do coquetel foi a entrega do Troféu “Destaque Okoumé” – Mulher 2024 e Homem 2024. Esta homenagem, que celebra contribuições significativas à causa feminina e ao trabalho social, foi inspirada na majestosa árvore Okoumé, uma das maiores riquezas naturais do Gabão. “Identificamos a grandiosa contribuição dos homenageados com a força e a majestade desta árvore”, explicou a Embaixatriz.
Convivência e troca de experiências
Além de fortalecer os laços entre Gabão e Brasil, o evento proporcionou um espaço de socialização e troca de experiências entre os membros do grupo. “Celebremos, com alegria, este encontro dos Amigos do Gabão”, finalizou Julie-Pascale Moudouté-Bell, convidando todos a participarem das próximas atividades e continuarem a promover a cultura e os valores do Gabão no Brasil.
Com a liderança comprometida do Embaixador Jacques-Michel Moudouté-Bell e da Embaixatriz Julie-Pascale Moudouté-Bell, os Amigos do Gabão seguem firmes na missão de construir pontes culturais e sociais entre os dois países, criando um legado de cooperação e entendimento mútuo.