por Gustavo Roccha
Nos últimos anos, o mercado tem observado um movimento crescente de noivas que optam por se casar em setembro e não mais em maio, conhecido por ser o mês das noivas. Essa realidade movimenta o mercado casamenteiro de Brasília que se prepara antecipadamente para as demandas da área.
A preferência por setembro como mês de casamento pode ser atribuída a uma combinação de fatores. Clima agradável, flores desabrochando e dias ensolarados, que possibilitam a realização de cerimônias ao ar livre. Além disso, a disponibilidade de fornecedores tende a ser maior nesta época do ano, em comparação com maio, que historicamente era o mais popular para esse tipo de evento.
De acordo com a cerimonialista Flávia Leal, se depender da agenda de eventos, setembro já pode ser considerado o novo mês das noivas. “Temos dois motivos para isso: um por ser o período sem muita possibilidade de chuvas, já que muitas noivas sonham em se casar ao ar livre, e por ser uma época florida, apesar da primavera iniciar apenas no fim do mês”, apontou.
Vestido de noiva
Quando o fator clima não é decisório para a escolha do vestido de noiva, as mulheres têm optado por peças que valorizem e reflitam a sua individualidade. Segundo os empresários Elizabeth e Jonathas Santos, proprietários do Ateliê Santis, especializado em vestidos de noiva, as nubentes hoje em dia têm optado por roupas que equilibrem o tradicional e o moderno.
A marca acabou de lançar sua nova coleção Timeless, com vestidos atemporais que combinam elementos tradicionais e modernos. “Elas desejam refletir sua individualidade, incorporando elementos significativos, independentemente de seguir estritamente tradições estabelecidas. Muitas estão optando por peças tradicionais, porém confortáveis, com detalhes modernos, como costas decotadas, vestidos fluidos e brilho pontual. A tendência é valorizar o conforto da noiva, enquanto ainda mantém a elegância e a tradição”, explicam.
Outra tendência observada pelos empresários é a procura de roupas para casamento civil. “Lançamos opções específicas para casamentos civis em nossa nova coleção em decorrência de alguns pedidos. Temos visto uma demanda crescente por essas opções, uma vez que muitos casais optam por esse tipo de cerimônia para formalizar sua união de maneira íntima e simplificada, sem a necessidade de uma celebração religiosa ou tradicional elaborada”, concluem.
No evento de lançamento da nova coleção do Ateliê Santis, apresentada para cerca de 300 convidados, no Espaço Monumental, no último dia 20, foram reveladas vinte novas criações.
Confira alguns cliques:
Fotos: Gilberto Evangelista