No dia 17 de abril comemora-se o Dia Mundial da Malbec, porém foi no último dia 11 de abril que a Embaixada da Argentina no Brasil, em Brasília, resolveu fazer sua comemoração. O evento contou com a presença de membros da imprensa, influenciadores e convidados, tendo como objetivo a celebração da data e a divulgação do Malbec Argentino.

A história do Malbec Argentino nos remonta ao ano de 1853, quando o Engenheiro Agrônomo Francês Michel Aimé Pouget levou para a Argentina a primeira muda de uva Malbec. Na ocasião, Michel Pouget foi escolhido para dirigir a primeira escola de agronomia daquele país, a Quinta Normal de Agricultura, que posteriormente se tornaria a Quinta Agronômica de Mendoza. Um dos objetivos da escola era incorporar novas variedades de uvas francesas, como forma de melhorar a indústria vitivinícola nacional.

A origem da uva Malbec principia no sudoeste da França, na região de Cahors, com vinhos reconhecidos desde os tempos do Império Romano e sempre com uma personalidade forte, trazendo vinhos rústicos, mais tânicos e duros.

No final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos e franceses na Argentina, a vitivinicultura daquele país experimentou um desenvolvimento exponencial, com a Malbec se adaptando lindamente aos seus diversos Terroir e tornando-se, a partir de 1962, a cepa mais plantada, com 22,5% da produção.

A partir da década de 90, com o estabelecimento das Denominações de Origem (D.O.C. Luján de Cuyo foi a primeira na Argentina e também na América do Sul), o impulsionamento e o desenvolvimento da Malbec cresceu a nível global, estabelecendo critérios de origem e estilo na potencialização da variedade.

Em 2011, a primeira edição do Malbec World Day é lançada pela Wines of Argentina, e o dia 17 de abril foi escolhido como símbolo da transformação da viticultura daquele país. Escolha feita pois a data foi o ponto de partida para o desenvolvimento da cepa que hoje é emblema nacional da Argentina.

Produzindo vinhos de extrema qualidade e com reconhecimento dos mais importantes críticos mundiais, o Malbec tornou-se patrimônio cultural da Argentina, conquistando as taças e os corações de todos os apaixonados pelo vinho.

No próximo dia 17 de abril, celebre esta data degustando um belíssimo Malbec Argentino.

Para mais informações, acesse: Wines of Argentina