Brasília, 22 de agosto de 2023 – No próximo dia 23/08, às 16h, será realizado o painel “Retrato da DPOC no Brasil sob diferentes perspectivas”, promovido pela biofarmacêutica Chiesi durante o Fórum Brasileiro de Assistência Farmacêutica (FAFF), em Brasília.

O objetivo do encontro é discutir o cenário da assistência à pessoa com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no país. Com base em uma pesquisa realizada com mais de duas mil pessoas, entre pacientes, cuidadores e população, o debate coloca luz nos gargalos de conhecimento, diagnóstico e tratamento da doença.

O painel contará com a presença da pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Margareth Dalcolmo, do diretor executivo da associação de pacientes Crônicos do Dia a Dia, Gustavo San Martin, e do farmacêutico e presidente do Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), Professor Lindemberg Assunção.

A DPOC é uma doença progressiva, crônica e que não tem cura, caracterizada por uma inflamação que afeta as vias aéreas e dificulta a respiração, podendo limitar muito atividades rotineiras como andar, tomar banho e até pentear o cabelo. Entre os sintomas estão tosse crônica, catarro e falta de ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019 a doença foi a terceira causa de mortes no mundo, responsável por 6% de todos os óbitos, totalizando 3,3 milhões de pessoas[1]. No Brasil, a prevalência da doença é de 17% da população, ou seja, cerca de 6 milhões de pessoas[2]. Em média, 40 mil brasileiros morrem por ano em decorrência da DPOC[3].

Apesar da incidência e da gravidade, segundo a pesquisa, a comunidade de pacientes com DPOC ainda enfrenta dificuldades de acesso a consulta com especialistas, exames de diagnóstico e terapias mais eficientes no controle da doença. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) disponibilizado atualmente no SUS não está em linha com diretrizes internacionais para assistência ao paciente, a exemplo da Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD 2023), que preconiza o uso da terapia tripla para o tratamento de pacientes graves e muito graves[4].

Serviço:

Fórum Brasileiro de Assistência Farmacêutica (FAFF)

Painel: Retrato da DPOC no Brasil sob diferentes perspectivas

Data: 23/08

Horário: 16h às 16h50

Local: Hotel Royal Tulip Alvorada | Brasília – DF

Endereço: SHTN Trecho 1 Conjunto 1B Bloco C – Asa Norte

Inscrições no FAFF: Link