Brasília, 20 de março de 2024 – Na noite da última terça-feira (19), a atmosfera na Embaixada do Chile em Brasília estava repleta de entusiasmo e expectativa, marcando o lançamento das novas rotas aéreas da SKY Airline.

O evento trouxe um marco significativo para o setor de turismo: o lançamento das novas rotas internacionais oferecidas no Brasil empresa aérea chilena, SKY Airline. Com a presença de autoridades de destaque, a apresentação das novas conexões aéreas entre o Distrito Federal e Belo Horizonte a Santiago, capital do Chile, promete redefinir as viagens entre os dois países.

As operações dessas novas rotas estão programadas para começar em 15 e 16 de junho deste ano, respectivamente. Estes voos foram especialmente concebidos para atender à demanda crescente durante a tão esperada “temporada de neve” no Chile, que se estende de junho a setembro, proporcionando também uma oportunidade para os visitantes chilenos explorarem as belezas do Brasil.

Com as novas rotas da SKY Airline, que terão três frequências semanais, espera-se que mais de 7,5 mil passageiros por mês sejam transportados pela companhia, contribuindo significativamente para a expansão do turismo. O embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, expressou sua satisfação com o reforço da conexão entre os dois países através do aumento de visitantes.

“Quando se abrem novas rotas, se criam novas conexões. Por exemplo, entre o Centro-Oeste do Brasil, o Centro do Chile e o Sul do Chile. Uma rota para brasileiros fazerem turismo no Chile e para chilenos virem conhecer o Cerrado, por exemplo. Tanto brasileiros quanto chilenos complementam as suas ofertas. E não somente entre nós, mas também para o mundo, como América do Sul”, observou Sebastián Depolo.

Depolo, expressando sua satisfação com o aumento do intercâmbio entre as nações, ressaltou a importância desse momento: “Já somos o terceiro país que mais traz turistas ao Brasil e esperamos que, com essas novas conexões, milhares de brasileiros visitem o Chile, apreciem nossas paisagens e nossa cultura”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da iniciativa da SKY Airline em fortalecer os laços entre Brasil e Chile. “Esse anúncio vem em um momento muito importante. Nós tivemos, no ano de 2023, um aumento de chilenos voando para o Brasil na escala de 126%. Então, ganha o Chile e ganha o Brasil quando a gente promove os destinos e consegue pensar juntos o crescimento do turismo”, afirmou Freixo.

Freixo destacou a relação benéfica entre Chile e Brasil no turismo: “Nós tivemos no ano de 2023, um aumento de chilenos voando para o Brasil. Nós chegamos a quase 500.000 chilenos visitando o Brasil em 1 ano. Esta é uma relação que é de ganha-ganha, então ganha o Chile, ganha o Brasil, quando a gente promove esses destinos, quando a gente consegue pensar junto no crescimento do turismo”.

Com o Embaixador do Chile no Brasil, Sebastian Depolo, e o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre os presentes, o evento celebrou não apenas a ampliação dos voos, mas também o fortalecimento dos laços turísticos entre Brasil e Chile.

O coquetel, realizado pela companhia aérea, foi o ponto de partida para uma temporada de neve que promete aproximar ainda mais os dois países. A partir de junho, os brasileiros terão à disposição novos voos saindo de Brasília e Belo Horizonte com destino a Santiago, facilitando o acesso às paisagens deslumbrantes e à cultura rica do Chile.

Jaime Fernández, Gerente de Vendas da SKY Airline, compartilhou a visão da empresa em expandir sua presença no Brasil e facilitar viagens acessíveis entre os dois países: “Este ano pretendemos transportar 240 mil passageiros nos meses de inverno graças ao aumento de frequências nas rotas existentes e à inauguração de novos voos que ligarão Brasília e Belo Horizonte a Santiago”.

Com a Temporada de Neve fazendo parte do plano de expansão da SKY Airline no Brasil, a companhia planeja operar até 60 voos semanais para Santiago entre junho e setembro, estimando um total de 240 mil passageiros durante esse período, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior.

A SKY Airline, com 22 anos de história, é reconhecida por suas operações de baixo custo e eficiência. Com uma frota de aeronaves Airbus A320 e A321, a empresa não apenas prioriza o conforto dos passageiros, mas também o compromisso com a sustentabilidade, buscando reduzir as emissões e promover viagens mais ecológicas. Essa abordagem tem valido reconhecimento, como a recente distinção como a segunda frota mais nova da América do Sul pela CH-Aviation, além do prêmio nacional de satisfação do cliente no Chile em 2023.

A nova rota para a neve não apenas promete uma experiência de viagem mais acessível, mas também fortalece os laços culturais e turísticos entre Brasil e Chile, reforçando a posição de ambos os países como destinos de renome na América Latina.

por Rochelly Costa e João Paulo Penedo