Empreendimento está aberto para viver experiências sensoriais em torno do mundo do vinho, da gastronomia e da natureza, podendo ser vividas o ano inteiro
Há um ano, desabrochava a Madre Terra. Nas quatro estações que se passaram, floresceu e amadureceu um universo de experiências para quem quer viver intensamente o que a cultura do vinho proporciona. Tem vivência que acontece na cozinha, onde se aprende a ser chef para depois saborear o próprio prato. Tem imersão na natureza, que alia corpo, mente e espírito na catedral verde com domo feito de árvores. Tem ainda o brinde no barco em um dos cinco lagos naturais da propriedade de 45 hectares. E a degustação guiada com passeio pelo jardim, entre árvores frutíferas e plantas ornamentais. Tudo isso sempre na companhia dos vinhos e espumantes das linhas AuraZ, CicloZ e VentreZ.
Na Madre Terra, a natureza não para. Tudo está em movimento o tempo todo. As quatro experiências estão abertas ao público, podendo ser vividas o ano inteiro. Os sons da natureza embalam os roteiros, que também ganham as cores e os aromas de cada estação. Enquanto isso, no silêncio da cantina, barricas de carvalho, tanques de inox e garrafas são morada para os vinhos e espumantes da marca. Segundo a doutora gastrônoma, Tainá Zaneti, que também é sommelier e acadêmica de Enologia, a Madre Terra é um ambiente onde brotam possibilidades. “Este lugar é um refúgio, um paraíso que nos convida a viver tudo o que a natureza nos entrega. Todo dia aprendemos algo e nos inspiramos com o que nos cerca”. Mãe do projeto Madre Terra, Tainá adianta que muita coisa ainda está por vir. “Tudo aqui nos estimula a criar. A energia deste lugar contagia e queremos compartilhar com todos um pouco deste privilégio”, destaca.
Cozinhar, Beber e Comer é a experiência enogastronômica da Madre Terra. Realizada em uma cozinha montada dentro da vinícola, totalmente equipada para este fim, a prática, além de descontraída, é um aprendizado de técnicas culinárias com a elaboração de pratos de alta gastronomia sempre com um toque de brasilidade. Durante 3 horas são feitas três receitas – Entrada, Prato Principal e Sobremesa -, sempre harmonizadas com os rótulos da Madre Terra. Além disso, cada participante leva para casa o avental e um livreto de enogastronomia com as receitas feitas na aula.
Justamente por estar localizada em um verdadeiro oásis da biodiversidade, a Madre Terra tem uma íntima conexão com a foça feminina presente na natureza. Neste sentido, a Winefulness é uma experiência que conduz as pessoas a um olhar interior. É um convite ao despertar da consciência, dos sentidos e da paz. O ritual é feito ao ar livre, num espaço batizado como Catedral, onde o verde das árvores, o sopro do vento e o canto dos pássaros, associados às técnicas holísticas, formam a companhia perfeita para a harmonização com os vinhos e espumantes da vinícola. É um momento de bem-estar físico, mental, emocional e energético.
Inspirada numa viagem que Tainá fez a Tailândia, o Brinde no Barco é uma das experiências que mais atrai a atenção dos visitantes. Construídos especialmente para esta finalidade, os dois barcos de madeira são abastecidos com uma seleção de frutas, pães e acompanhamentos, além de uma garrafa do Madre Terra Espumante VentreZ Brut Rosé. Ao navegar pelo lago, é possível se conectar com a natureza do local, curtindo o ambiente bucólico e provando as delícias do piquenique. Cada barco pode ter quatro pessoas no máximo.
E a Degustação Guiada, que além de oportunizar provar na taça uma seleção de quatro rótulos entre vinhos e espumantes das linhas AuraZ, CicloZ e VentreZ, também leva o visitante a conhecer a propriedade fazendo uma caminhada pelo jardim.
AS EXPERIÊNCIAS
1. Cozinhar, Beber e Comer (Experiência Enogastronômica)
Execução e degustação de três receitas (Entrada, Prato Principal e Sobremesa) harmonizadas com vinhos e espumantes Madre Terra.
2. Winefulness
Experiência com técnicas holísticas de relaxamento, respiração, movimentação da energia e do corpo físico. Acompanha tábua de frutas, com degustação de 2 vinhos.
3. Degustação Guiada (com passeio pelo jardim)
Caminhada guiada pelo nosso jardim com 04 taças para degustação de vinhos e espumantes das linhas AuraZ, CicloZ e VentreZ
4. Brinde no Barco
Passeio exclusivo em um dos nossos lagos em barco de madeira, acompanha uma seleção de frutas, pães e pequenas delícias, com 1 garrafa de Espumante VentreZ Brut Rosé
Venda de ingressos – WineLocals: https://www.wine-locals.com/lugares/vinicola-madre-terra
A VINÍCOLA
A Vinícola Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego, Pinot Noir e Marselan, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewürztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil Kg por hectare. São pouco mais de 30 mil garrafas por ano. Parte das uvas vêm de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste. Os produtos podem ser adquiridos na vinícola e na loja virtual https://www.vinhosevinhos.com/vinicola/madre-terra.
Situada na Capela São João, a 847 metros de altitude, a propriedade se dedica a agricultura regenerativa, com práticas sustentáveis capazes de restaurar os ecossistemas, promovendo a biodiversidade com o cultivo de plantas de cobertura e o manejo integrado de pragas. Assim, a preservação e reestruturação da vegetação nativa do entorno integra de forma harmônica o vinhedo à paisagem, além de proporcionar um melhor equilíbrio térmico das áreas e reduzir o impacto dos ventos no início do ciclo vegetativo.
Com uma capacidade de armazenagem de 75 mil litros, a vinícola possui 29 tanques de aço inox com controle de temperatura e capacidades que variam de 200 a 3 mil litros (12 duplos e 17 simples) e 34 barricas de carvalho – 29 francesas e cinco americanas. Entre casas, galpões e a própria cantina com sua cave subterrânea e sala de tanques são 2.548 m² de área construída.
Um dos grandes diferenciais da vinícola são seus vinhedos em patamares, a exemplo da região do Douro, em Portugal. Desta forma, as vinhas têm excelente insolação, ventilação e drenagem, além de compor um cenário bem particular e digno de ser admirado. Todos irrigados, têm equilíbrio de disponibilidade de água sempre que necessário, extraindo ao máximo a capacidade enológica de cada cultivar. Na Madre Terra, o tempo de afinamento dos vinhos é contado em luas, reconhecendo a importância astral para os ciclos terrenos e honrando a sabedoria ancestral.