Imagem ilustrativa da matéria

Neste domingo (21), os eleitores de Roraima vão às urnas para escolher o novo governador do estado, que governará até janeiro de 2027. A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Edilson Damião pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a irregularidades em sua campanha.

Mais de 384 mil cidadãos estão aptos a votar em 350 locais de votação no estado. A disputa política centraliza-se entre três candidatos: Arthur Henrique (PL), apoiado por Damião, o atual governador interino Soldado Sampaio (Republicanos), e a socióloga Nelita Frank (PT), que representa a oposição.

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, participa da eleição “sob judice”, depois de sua candidatura ter sido contestada no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Flávio Dino invalidou uma decisão do TRE-RR que permitia que ele se mantivesse no cargo até 24 horas após a convenção. Isso significa que, mesmo se Henrique vencer, sua candidatura ainda poderá ser barrada.

A situação de Nelita Frank também é complicadora, já que sua candidatura substituiu a professora Antônia Pedrosa, que não cumpriu o prazo de desincompatibilização exigido, mas o nome dela ainda aparecerá nas urnas por questões de tempo na atualização.

Publicidade

Além da eleição em Roraima, outros cinco municípios brasileiros também realizam pleitos para prefeitos e vice-prefeitos, que assumirão mandatos até 2029, após a perda de mandatos anteriores. Essas eleições complementares são um reflexo das instabilidades políticas que afetam as gestões locais.

A expectativa é alta entre os eleitores roraimenses, que buscam um novo líder para enfrentar os desafios do estado e dar prosseguimento a projetos essenciais para a população até o fim do mandato.