Para quem não prioriza o descolado ou instagramável, casas clássicas de Brasília podem ser uma ótima opção para quem busca um happy hour sofisticado, diferente, com bom atendimento e, principalmente, mais acessível do que muitos pensam!

Se ao ouvir a expressão “Happy Hour” você já imagina um bar descolado da Asa Norte, com drinks autorais, mesas e cadeiras de boteco e atendimento com foco na simpatia e não no serviço, você não está só. Essa tem sido a tônica da mixologia local, nos últimos anos.

Mas, se você, assim como eu, é ou tem a alma de um senhor de idade com patrimônio consolidado, ou, para resumir, sente que é um Velho da Lancha, talvez sem a lancha, já pode curtir essa dica de 3 locais – todos, ironicamente, especializados em carnes – para curtir um final de tarde e início de noite.

Fogo de Chão

Além de ter memória afetiva sobre a chegada desse fenômeno há cidade, há mais de uma década, eu sigo fã do cordeiro, do buffet enxuto e do atendimento da Fogo de Chão. Um dos pouquíssimos locais de Brasília – se não o único – a servir morcilla, a Fogo de Chão é uma referência em churrasco e, consequentemente, acaba com uma aura conservadora, mas a verdade é que a casa não se exime de atualizar seus produtos para as novas demandas.

Com opção de hambúrguer, petiscos e uma carta de drinks bacana, agora, juntamente com seu deck em madeira, virado para o Lago Paranoá, com cobertura e aquecedores, a Fogo de Chão ficou mais convidativa para um happy hour. DJ Bola manda um lounge às quartas e sábados, de 19h às 22h.

Mas, sério, com a vista, super aposto num happy hour mais cedo, a partir das 18h ou até 17h30, para quem puder.

Claro, que o rodízio (229,00/pessoa) e o buffet (a partir de 94,00) podem ser consumidos no Deck, o que inclui pães, frios, carpaccio, saladas e acompanhamentos frios e quente. Mas, para uma pegada mais “fim do expediente”, petiscos como o Espetinho de Alcatra (21,00), a Costela no Brioche (42,00), o Prime Burguer (37,00), a Tábua Mix de Churrasco (26,00), o Mix de Polenta (21,00) e o Mix de Pastéis (21,00), podem ser opções bem mais viáveis e acessíveis.

Para acompanhar, o tradicional Chopp Heineken 250ml (16,00) e uma carta de drinks com clássicos, como a Caipirinha com Cachaça Fogo (30,00), ou autorais como Hunt Box (41,00), feito com Bitters de nozes, uísque Bourbon, Licor Disaronno Amaretto, Aperol e cereja Amarena; e o surpreendente Chocolate Tini (41,00), feito com Uísque Bourbon Basil Hayden’s, Mozart de chocolate, licor Frangélico, xarope de açúcar e ganache de chocolate, chantilly e crumble de Maisena, além de várias outras opções para agradar os paladares mais variado.

Serviço

SCES Trecho 2, Número 2/11 (Depois do Cota Mil, no espaço onde está, também, o Coco Bambu Lago)

https://www.instagram.com/fogodechaobr

Rubaiyat

O restaurante Rubaiyat lançou uma nova Carta Bar, assinada pelo chefe de bar Kleber Gomes, e inspirada nos produtos e biomas do Brasil. A ideia é promover um encontro entre a clássica coquetelaria e a inovação, com drinks exclusivos, releituras surpreendentes e mocktails equilibrados. Cada criação foi cuidadosamente pensada para complementar a cozinha da casa e elevar a experiência.

A carta autoral inclui opções como o “Amazônia Andina” (52,00), com pisco infusionado com anis estrelado, cachaça de jambu e outros ingredientes; o “Rosa do Cerrado” (49,00), uma homenagem ao Rubaiyat Brasília, com saquê, Ramazzotti, vinho do Porto, espumante e bitter de cacau; e meu super favorito, “Tropicália” (51,00) que mistura tequila, shrub de pêra, maracujá com banana e Luxardo. A nova carta inclui, ainda, nada menos que 3 opções de Negroni: Botânico, Branco, Rubaiyat e o Figueira (54,00), com Campari infusionado com figo, Vermouth Rosso, Gin Rubaiyat e bitter de laranja.

Se a casa tem pratos principais na faixa dos 3 dígitos, saiba que há entradas e petiscos suficientes para acompanhar um bo happy hour com amigos. Bruschetta do Dia – seis unidades (41,00); Carpaccio de Filet Mignon com rúcula e queijo parmesão (70,00); Ceviche de Peixe Branco e Camarão (73,00); ou Steak Tartare cortado à faca com sorvete de mostarda e chips de batata (85,00) podem ser boas opções de entradas frias. Para os petiscos quentes, Barriga de Porco a la Ibérica temperado com ervas e assado lentamente ao forno (70,00); Coração de Palmito Pupunha assado no forno de barro com coalhada fresca e rúcula (60,00) e Costelinha de Porco marinada com chimichurri e assada lentamente (68,00) são apenas algumas das opções.

Serviço

St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, lote 1 (perto do Clube Nipo)

Telefone: (61) 3443-5000

https://www.instagram.com/rubayatbrasil.reserva

Red Stone: Negroni em casa

Às vezes, nós com alma de Velho da Lancha e sem o patrimônio acumulado dele, podemos apostar em soluções igualmente refinadas, mas um pouco mais práticas. A marca de negronis Red Stone é impactante em todos os sentidos: pela sua história, inspirada na série Yellowstone, na qualidade da bebida – Negroni de verdade, com variações muito sofisticadas – e até mesmo na apresentação.

Nada mais chique do que chegar em casa e ter à sua espera uma seleção de garrafas, com capacidade para 4 doses, cada, de Negroni nas versões Clássico, Boulevardier (com Bourbon), Brazilian (com cachaça premium) e, meus favoritos, White Negroni (com bitter branco, gin e vermouth, lembrando um impecável Dry Martini, mas ainda mantendo a essência Negroni) e o Coffee, negroni infusionado com grão de café gourmet, o que é um perigo, pois de tão saboroso e equilibrado, dá vontade de tomar de manhã, acompanhando um pão na chapa.

O mais bacana é que é um produto impecável e padronizado, mas engarrafado, ou seja, não depende da sua habilidade de bartender para garantir seu negroni no fim do dia. Ah, super vale para presentear também!

Serviço

Pedidos: 61 98121-5619

https://www.instagram.com/redstonenegroni/